A CIP – Confederação Empresarial de Portugal e mais 11 confederações empresariais europeias vão reunir em Lisboa, no dia 16 de outubro, o B9+ European Digital Summit, uma cimeira dedicada ao futuro digital da União Europeia (UE).
A cimeira é organizada pela CIP em colaboração com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). O B9+ European Digital Summit é apoiado pela Amazon Portugal, Companhia IBM Portuguesa, Google Portugal e Microsoft Portugal.
Rafael Alves Rocha, diretor-geral da CIP diz que “este é um momento crítico para os países da União Europeia, e particularmente Portugal, enfrentarem a fratura entre conhecimento científico e aplicação empresarial”.
O diretor-geral da CIP realça que “há um capital humano a necessitar de requalificação urgente e uma necessidade de a União Europeia apoiar iniciativas que promovam o crescimento de grandes empresas tecnológicas no espaço europeu”.
Durante os trabalhos da B9+ European Digital Summit, a Confederação Empresarial de Portugal irá lançar o movimento ‘AI Nation Portugal’, uma iniciativa que tem como objetivo envolver empresas e o Governo – juntamente com startups, universidades, decisores públicos e cidadãos – numa plataforma colaborativa de capacitação e de transferência de conhecimento para posicionar a IA como um motor de transformação económica, social e industrial do país e tornar Portugal mais competitivo na economia digital, anuncia a CIP.
No Pavilhão de Portugal, líderes empresariais, especialistas e decisores políticos vão debater três eixos estratégicos: “Competitividade digital europeia”, “Simplificação regulatória” e “Inteligência Artificial”.
O secretário de Estado para a Simplificação, Paulo Magro da Luz, intervirá na sessão de abertura do B9+ European Digital Summit, tal como o presidente da Startup Portugal, Alexandre Santos, e o presidente da CIP, Armindo Monteiro.
A representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, intervirá no primeiro painel da sessão da manhã.
O grupo B9+ junta as confederações empresariais de 12 países europeus que lideram a transição digital: CEOE (Espanha), VBO-FEB (Bélgica), SPCR (República Checa), DI (Dinamarca), EE (Estónia), EK (Finlândia), IBEC (Irlanda), FEDIL (Luxemburgo), VNO-NCW (Países Baixos), LEWIATAN (Polónia), Swedish Enterprise (Suécia) e CIP (Portugal).
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal