A pista do Estádio Nacional em Tóquio, no Japão, definitivamente trará boas lembranças para o português Pedro Pichardo.
Quatro anos depois de ser campeão Olímpico no local, o atleta ‘voa’ novamente para conquistar seu segundo título mundial no salto triplo durante o Mundial de Atletismo 2025 nesta sexta-feira.
Na decisão realizada nesta tarde no fuso horário de Lisboa, Pichardo obteve 17,91 metros em sua última tentativa. De quebra, alcançou a melhor marca do ano. O italiano Andrea Dallavalle foi o segundo colocado com 17,64m e o cubano Lázaro Martínez ficou com o bronze ao marcar 17,49 metros.
Antigo dono da melhor marca do ano, o italiano Andy Hernández foi apenas o sexto colocado com 17,19 metros em sua terceira tentativa.
Com o resultado, Pedro Pichardo se torna no primeiro atleta de Portugal a conquistar duas medalhas de ouro em campeonatos mundiais de atletismo. Antes, ele também foi campeão na edição de 2022 em Eugene, nos Estados Unidos. Este foi o 25º pódio do país na história da competição – e o nono título.
Além disso, a marca na final do salto triplo no Mundial de Atletismo 2025 é a sexta melhor marca do atleta como representante de Portugal após obter a cidadania em 2018.
Com duas medalhas em campeonatos mundiais e mais duas em Jogos Olímpicos (foi prata em Paris 2024), ele é um dos atletas portugueses mais laureados atualmente.
Com duas medalhas de ouro na competição (Isaac Nader venceu os 1.500 metros), Portugal tem seu melhor desempenho desde a edição de 1995, quando também ganhou dois ouros (com Fernanda Ribeiro nos 10.000m e Manuela Machado na maratona) e também uma prata (Fernanda Ribeiro nos 5.000m) e um bronze (Carlos Sacramento nos 1.500m).
Fonte: www.olympics.com/pt
Crédito da imagem: Federação Portuguesa de Futebol