Já ardeu uma casa de segunda habitação em Aljezur, no distrito de Faro. Ao início da madrugada, o incêndio estava descontrolado e avançava em direção a Lagos. No balanço a meio da manhã, a proteção civil revelou que 70% do fogo está dominado.
O fogo tem ainda uma frente de fogo de 7 a 8 quilómetros, disse o comandante regional Abel Gomes, em conferência de imprensa às 10h00. Não havia nesta hora habitações em risco.
O incêndio entrou no concelho de Lagos onde obrigou à retirada de 11 pessoas por precaução, de casas espalhadas pela mata [de Barão de São João] e da zona do perímetro urbano com a mata. Os moradores já voltaram às suas casas.
O vento forte tem dificultado o combate às chamas. Um fenómeno que deve persisitir nesta segunda-feira, a par de uma descida de temperatura.
Várias estradas foram cortadas, incluindo a nacional entre Aljezur e Bensafrim e também há condicionamentos nos acessos a Vila do Bispo.
De acordo com a Proteção Civil, o incêndio terá tido origem em trabalhos agrícolas.
Mais de 40 concelhos de oito distritos em perigo máximo
Mais de 40 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Vários concelhos do interior norte e centro e Algarve estão também em perigo muito elevado de incêndio rural, de acordo com o IPMA.
Segundo o instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira em alguns concelhos do interior norte e centro e Algarve.
Fonte: www.rtp.pt
Crédito da imagem: António Antunes / RTP
 
								 
								 
															 
															 
								