Com destaque para a preservação histórica, a Semana do Patrimônio Santista começou nesta segunda-feira na Associação Comercial de Santos (Centro Histórico), com a presença de representantes das prefeituras de Santos, São Paulo, Mogi das Cruzes e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Durante o encontro, realizado no auditório do prédio considerado uma das joias arquitetônicas da Cidade, foi debatida a Rota do Café em Santos e no Estado de São Paulo, na mesa “Mecanismos e Políticas Públicas na Gestão do Patrimônio”.
As rotas, reconhecidas como Patrimônio Mundial pelo Iphan, têm um percurso composto por três pontos estratégicos fundamentais: as fazendas históricas de Campinas, a Vila de Paranapiacaba e a Estação do Valongo, em Santos.
Em Santos, a rota passa exclusivamente por locais marcantes pela história, arquitetura, patrimônios materiais e imateriais, e também é saboreada em espaços icônicos do Centro, como o Bonde Café, o Rei do Café e o Museu do Café.
“Pensamos o patrimônio como algo que precisa ser cuidado. O objetivo da discussão é levar à sociedade a importância desse reconhecimento, especialmente nos nossos pontos cafeeiros, onde há muita história envolvida”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Glaucus Farinello.
TURISMO CULTURAL
Também foi apresentada a 3ª edição do Fórum Brasil de Turismo Cultural, que ocorrerá em outubro no Parque Valongo e em diversos pontos do Centro Histórico.
A iniciativa tem como objetivo conectar uma ampla rede de profissionais, ideias e projetos que fortalecem a cultura e impulsionam o turismo. A expectativa é reunir representantes de 44 municípios de todo o País, por meio de estandes. Mais informações serão divulgadas em breve.
“Nossa cidade, do ponto de vista turístico, tem muito a oferecer no Centro. Temos muita história para mostrar e contar – e estamos fazendo isso com diversas ações ao longo do ano. Se vocês visitarem o nosso Centro Histórico, verão como é frequentado inclusive nos finais de semana e valorizado em produções culturais. Estamos trabalhando para que ele seja cada vez mais visível aos olhos dos turistas”, afirmou o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa.
O diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Leonardo Delfino, também reforçou a importância das parcerias na valorização do patrimônio. “A Fams tem como missão preservar a história e torná-la acessível à população. Para isso, estamos atuando em conjunto com diversas frentes e buscamos parcerias com autoridades que realizam estudos e projetos voltados ao tema, com o objetivo de ampliar o reconhecimento em nível municipal”.
A SEMANA
A Semana do Patrimônio tem como objetivo fomentar o estudo sobre preservação e destacar o papel do poder público nas iniciativas de proteção ao patrimônio cultural. A programação segue até 15 de agosto e inclui palestras, visitas guiadas, oficinas, mesas de debate e atividades culturais. Ainda há vagas disponíveis para algumas atividades. Clique aqui para se inscrever.
O evento é promovido pela Câmara Setorial de Incorporação e Construção Civil da Associação Comercial de Santos (ACS), com gestão da Seção de Patrimônio Histórico e Cultural de Santos (Sepasa), ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade da Prefeitura de Santos.
O evento antecipa as celebrações do Dia do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, data que marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, criador do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Henrique Teixeira / PMS