Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Transição energética com apoio de mil milhões de euros para as empresas

O Governo definiu um apoio de mil milhões de euros às empresas, com o objetivo de apoiar a transição energética, em linha com a orientação definida pela Comissão Europeia.

O concurso faz parte do programa Compete 2030 e destina-se a projetos de qualquer setor de atividade, qualquer dimensão e de todo o território nacional.

Em comunicado, o Ministério da Economia e da Coesão Territorial faz saber que são suscetíveis projetos associados a várias vertentes, como é o caso da produção de equipamentos relevantes na transição para uma economia “com emissões líquidas nulas”, como é o caso de baterias, painéis solares, turbinas eólicas, bombas de calor, eletrolisadores e equipamentos para captura, utilização e armazenamento de carbono.

A dotação pode ainda destinar-se a empresas que apostem no fabrico de peças que permitam a produção dos equipamentos acima mencionados, assim como aquelas que investem na produção e recuperação de matérias-críticas para produção de equipamentos e componentes essenciais para diversas indústrias.

Em causa está a medida da Comissão Europeia que tem por finalidade incentivar a aceleração de investimentos em setor energéticos para a transição até uma economia com emissões nulas de gases com efeito de estufa. A decisão de Bruxelas surgiu “na sequência da agressão da Ucrânia pela Rússia”.

As candidaturas vão ser analisadas pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e estarão abertas até dia 8 de setembro.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal