Pesquisar
Close this search box.

Documentário sobre a Escola Portuguesa é lançado em Santos

Produzido pela Fixe Produtora Audiovisual, o documentário sobre a Escola Portuguesa foi lançado esta terça-feira no Cine Roxy, no bairro do Gonzaga, em evento que reuniu diversas personalidades da comunidade luso-brasileira de Santos e da Baixada Santista.

Para o presidente da Escola Portuguesa, José Augusto do Rosário, o evento foi um sucesso: “Foi uma noite de alegria, o público veio assistir a este importante documentário. Fazia falta um material em vídeo que registrasse nossa história, e que agora ficará para o acervo da entidade”, declarou.

O fundador da Fixe e diretor do documentário, André Vieira, conhecido como André Portuga, falou a respeito sobre o processo de criação: “O curta foi feito em cima do livro do jornalista Paulo Rogério (‘Escola Portuguesa – 100 anos a formar gerações’), e com o roteiro da jornalista Andrea Rifer montamos o filme, que resgata a memória afetiva das pessoas, entre alunos, ex-alunos e professores”, disse.

A diretora pedagógica da entidade, Maria Regina Prieto, estava bastante emocionada com a exibição do filme: “Muito bom ver tantos amigos e pessoas que gostam da Escola Portuguesa”, afirmou.

O documentário ‘100 anos da Escola Portuguesa’ aborda vários aspectos da história da entidade, que completou 100 anos em 24 de julho de 2021, com entrevistas de ex-alunos, mantenedores e pessoas que ajudam a instituição a manter suas atividades, nomeadamente na área de Educação, atendendo 120 crianças entre três a seis anos de idade em situação de vulnerabilidade social.

Aos interessados, o filme estará disponível no Youtube. Informações pelo telefone (13) 3234-2912 e pelo site www.escolaportuguesa.com.br. A Escola Portuguesa fica na Rua Sete de Setembro, 79, no bairro da Vila Nova, em Santos.

O documentário tem o apoio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, das Comunidades Portuguesas e do Litoral Plaza Shopping.

Texto e crédito das imagens: Ronaldo Andrade