Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Academia dá a conhecer a arte e a cultura do Centro a 50 jovens de todo o país

Está a decorrer até sexta-feira a 5.ª edição da Academia Art&Cultura – Ligações Criativas, organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com os municípios da Batalha, Caldas da Rainha e Leiria, e a Fórum Estudante, com o objetivo de dar a conhecer a arte e a cultura que caracterizam estes três concelhos das regiões de Leiria e do Oeste.

Participam na iniciativa 50 alunos (33 raparigas e 17 rapazes) do ensino secundário e profissional, provenientes dos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. A nível académico, os participantes provêm dos cursos de Artes Visuais e artístico especializado, Ciências e Tecnologia, Desporto, Línguas e Humanidades, e Ensino Profissional.

Ao longo dos cinco dias, os participantes têm a oportunidade de usufruir de visitas aos diferentes espaços culturais do concelho de Leiria, como o Banco das Artes, o Museu da Imagem em Movimento e o Castelo de Leiria, bem como realizar uma rota literária intitulada ‘Crime do Padre Amaro’, de Eça de Queirós.

No concelho de Caldas da Rainha podem visitar e realizar oficinas no Centro de Artes, participar num percurso intitulado ‘Entre a Mata e o Termal’, organizado pelo Geoparque, usufruir de um almoço preparado à base da dieta mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, e ainda participar em oficinas de fotografia, serigrafia, digital e cerâmica, na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha.

Já no concelho da Batalha têm a possibilidade de visitar o Museu Concelhio, o Ecoparque Pia do Urso, as Grutas da Moeda e o Centro de Interpretação Científico Ambiental, assim como realizar uma atividade lúdica que envolve o Mosteiro da Batalha.

Fonte e crédito da imagem: Diário de Leiria / Portugal