O Benfica está a postos para defrontar o Chelsea nos oitavos de final do Mundial de Clubes de futebol, a decorrer nos Estados Unidos, num duelo que está agendado para este sábado em Charlotte, na Carolina do Norte.
Com o triunfo de segunda-feira sobre o Bayern Munique, por 1-0, o Benfica assegurou o primeiro lugar do Grupo C e vai assim encontrar o segundo posicionado do Grupo D, o Chelsea, que confirmou o apuramento ao bater o Espérance Tunis, por 3-0, em Filadélfia.
O encontro, o segundo dos oitavos de final, está agendado às 21h00 de Lisboa (às 17h00 de Brasília), no Bank of América Stadium.
O Benfica é o único representante português na prova, já que o FC Porto acabou eliminado na fase de grupos.
Como chega o Benfica
O Benfica chega para o confronto embalado por uma campanha surpreendente e de grande moral na fase de grupos.
Disputando o torneio pela primeira vez, o time português superou as expectativas ao terminar na liderança do difícil Grupo C, à frente do gigante Bayern de Munique, a quem venceu por 1 a 0 em um resultado histórico.
No entanto, a equipe carrega um retrospecto bastante negativo contra o Chelsea, tendo perdido todos os três confrontos anteriores, incluindo a dolorosa final da Uefa Europa League de 2013, o que adiciona um peso de revanche à partida.
Em termos de elenco, o técnico Bruno Lage precisa lidar com problemas e decisões importantes. O time sofre com desfalques significativos por lesão, como Alexander Bah, Manu Silva e, muito provavelmente, o meio-campista Florentino Luís.
Por outro lado, o ataque ganha o reforço do italiano Andrea Belotti, que retorna de suspensão e cria uma disputa por posição com o artilheiro Vangelis Pavlidis. A boa fase de Ángel di María é uma das esperanças da equipe, enquanto o treinador ainda avalia quem ocupará a vaga no meio-campo ao lado de Leandro Barreiro.
Como chega o Chelsea
O Chelsea chega para a partida de mata-mata com a confiança renovada, após uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Esperánce que garantiu sua classificação e serviu como uma boa resposta à derrota sofrida para o Flamengo.
O técnico Enzo Maresca poupou diversos titulares nesse último jogo, indicando que a equipe estará descansada e totalmente focada no confronto contra os portugueses.
Além disso, o time londrino carrega um histórico muito favorável, tendo vencido 11 de seus 15 jogos contra adversários de Portugal e, mais importante, vencido todos os três confrontos anteriores contra o próprio Benfica.
Apesar do favoritismo, a equipe tem desfalques importantes para administrar. O zagueiro Wesley Fofana segue se recuperando de lesão, enquanto o atacante Nicolas Jackson cumprirá o último jogo de sua suspensão.
Com isso, o jovem Liam Delap, que marcou seu primeiro gol na última partida, deve continuar no comando do ataque.
A expectativa é pelo retorno de peças-chave que foram poupadas, como Cole Palmer, Pedro Neto, Reece James e Levi Colwill.
O confronto também marca um momento especial para o meio-campista Enzo Fernández, que está cotado para ser titular contra seu ex-clube.
Prováveis escalações
Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi, Dahl; Barreiro, Renato Sanches, Prestianni, Di María, Aktürkoğlu (Schjelderup); Pavlidis. (Técnico: Bruno Lage)
Chelsea: Robert Sánchez; Reece James, Adarabioyo (Chalobah), Badiashile, Cucurella; Moisés Caicedo, Enzo Fernández, Cole Palmer; Pedro Neto, Madueke, Delap. (Técnico: Enzo Maresca)
Fonte: www.rtp.pt / www.terra.com.br
Crédito da imagem: : Divulgação/Fifa /