Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Algarve é o “Destino Nacional Convidado” da BTL 2026 que pretende ser ainda mais internacional

O Algarve marcará presença na edição de 2026 da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, como “Destino Nacional Convidado”, que será realizado entre 25 de Fevereiro e 1 de Março do próximo ano.

A última vez que o Algarve assumiu este lugar foi em 2016.

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, referiu durante a apresentação, que “esta distinção representa uma oportunidade única para reforçar a notoriedade da região junto do público nacional que é, e continuará a ser, o principal mercado emissor de turistas para o Algarve”.

O presidente do Turismo do Algarve frisou ainda querer “afirmar o Algarve como um destino competitivo, autêntico e diversificado, com uma oferta ajustada a diferentes perfis de viajantes e reconhecido, a nível internacional, pela sua excelente relação qualidade/preço”.

Assim, considera, ainda, que a BTL “será o palco ideal para reforçar esta mensagem e consolidar ainda mais a ligação emocional que os portugueses têm com o Algarve, um destino onde se sentem em casa, no qual continuam a confiar e a regressar todos os anos”.

Certo é que a presença do Algarve na BTL 2026 será marcada por um novo stand promocional no pavilhão 1 da feira, no qual estarão representados municípios, empresas e operadores turísticos, que em conjunto irão promover as várias dimensões da região.

Já o “Município Convidado” da BTL 2026 será a Figueira da Foz.

No arranque do evento que deu a conhecer os “novos convidados”, António Ramalho, presidente da Comissão Executiva da Lisboa FCE, revelou que a BTL 2025 “foi a maior de sempre”, apontando que “desde 2015 crescemos 61% em espaço expositivo, 49% em expositores”, destacando ainda os espaços dos expositores internacionais que registaram um aumento de 87%.

Já ao nível dos visitantes, o incremento foi de 21%.

Pedro Braga, diretor-geral de eventos próprios da Lisboa FCE, destacou, por sua vez, que um dos grandes objetivos passa por “reforçar a promoção externa da BTL em mercados internacionais”, justificando, assim, a estratégia de rebranding [a Bolsa de Turismo de Lisboa passou a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market] para “atualizar os valores e o conceito da marca, bem como o posicionamento e a sua notoriedade nos mercados internacionais”.

O programa da BTL 2026 incluirá ainda debates e iniciativas em torno das principais tendências globais, como o nomadismo digital, as workations, o turismo inclusivo, a personalização com recurso a IA e dados, o slow tourism, a saúde mental e o turismo regenerativo.

Serão mantidas as áreas temáticas de maior sucesso junto do público: BTL LAB, BTL Turismo Religioso, BTL Cultural, BTL LGBTI+, BTL Weddings, BTL Wellness e BTL Village.

No final foram ainda entregues os Prémios BTL 2025, os quais distinguiram como melhores stands:

a Madeira (1.º Prémio) e ANA Aeroportos (Menção Honrosa) na categoria Nacional; a TAP Air Portugal (Menção Honrosa), no Internacional; ANA Aeroportos (1.º Prémio) e Discovery Hotel Management (Menção Honrosa), na Criatividade; Savoy Signature (1.º Prémio), na Sustentabilidade; Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (1.º Prémio), na Inovação; havendo ainda lugar ao Prémio do Júri, atribuído ao Grupo Vila Galé.

No final, a organização da BTL decidiu ainda atribuir o Prémio “Personalidade” com o qual homenageou Vítor Silva, Maria Teresa Cardoso e Raul Martins.

De referir que a 36.ª edição da BTL irá decorrer entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março de 2026, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Fonte e crédito da imagem: www.publituris.pt