O primeiro-ministro cancelou a sua deslocação ao Mundial do Qatar para assistir na sexta-feira ao jogo da seleção portuguesa, frente a Coreia do Sul, por motivos de saúde, disse esta quarta-feira à Lusa fonte oficial do seu gabinete.
António Costa, que segundo a RTP está a recuperar de uma gripe, será substituído pela ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tem a tutela do Desporto, acrescentou a mesma fonte.
Depois do triunfo face ao Gana (3-2) na ronda inaugural, Portugal venceu na segunda-feira em Lusail o Uruguai (2-0) graças a um bis de Bruno Fernandes (54 e 90+3 minutos, o segundo de penálti), assegurando a presença nos oitavos de final da competição.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu ao jogo inaugural da seleção portuguesa, enquanto o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que é a segunda figura do Estado, esteve presente na partida de segunda-feira.
A presença das principais figuras do Estado no Qatar tem motivado polémica, pelas críticas que Marcelo e Costa fizeram à violação de direitos humanos naquele país, mantendo, contudo as deslocações previstas, que, no caso do chefe do Governo foi agora cancelada, mas por motivos de saúde.
Situação semelhante tinha acontecido nas comemorações do 10 de junho, em Braga. Na altura, o primeiro-ministro também alegou motivos de saúde para não marcar presença.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Chema Moya / EPA