Bertioga será palco do workshop Maracatu de Baque Virado neste sábado (12), das 9h30 às 12h30, no Espaço Cultural Praia, localizado na Av. Tomé de Souza, 528, Centro.
Aberta a todas as idades, a atividade é totalmente gratuita e realizada pelo coletivo Maracatu Baque Aroeira, com apoio da Prefeitura.
A oficina será conduzida por Lu Félix, arte-educadora, contadora de histórias, atriz e liderança feminina no universo do maracatu.
Moradora da Zona Leste de São Paulo, Luciana Félix, de 48 anos, é formada em Artes pela ETEC de Artes, designer de moda, figurinista, artista orientadora e produtora cultural.
Lu também é regente e uma das lideranças da Cia Caracaxá, tradicional grupo percussivo de maracatu de baque virado da capital paulista.
A atividade integra as iniciativas culturais desenvolvidas no Complexo Cultural de Bertioga, com o objetivo de valorizar as expressões populares e democratizar o acesso à arte.
A oficina busca gerar uma oportunidade para quem deseja conhecer mais sobre o maracatu e se conectar com as raízes afro-brasileiras por meio da música, da dança e da coletividade.
Sobre o coletivo
Desde 2023, o coletivo Maracatu Baque Aroeira reúne adultos e adolescentes de diferentes meios sociais em torno do fazer artístico coletivo.
Em parceria com a Escola Waldorf Quintal Aroeira, é um grupo aberto a toda a comunidade de Bertioga, que se propõe, por meio da valorização das raízes e tradições da cultura popular, fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade coletiva.
Fonte: Diretoria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Bertioga
Crédito da imagem: Arquivo / PMB