Com a proposta de trocar experiências, fortalecer redes de colaboração e debater políticas públicas voltadas à cultura, criatividade e inovação, Santos participa da 8ª edição do ECriativa – Reunião Anual dos Representantes das Cidades Criativas da Unesco no Brasil, que ocorre na cidade de Penedo (AL) até domingo (13).
Nesta quinta-feira (10) foi a abertura do encontro. A Cidade está sendo representada pela assessora do Gabinete da Secretaria de Cultura, Raquel Pellegrini.
Na oportunidade, o prefeito de Penedo, Ronaldo Alves, destacou a importância de Santos, primeira cidade criativa da América Latina na categoria cinema da rede Unesco, para que o município alagoano pudesse estar no seleto grupo.
“Aí nós fomos até lá, batemos na porta de Santos e para a nossa surpresa, ou alegria mesmo, fomos recebidos de braços abertos por Raquel e sua equipe. Ela inclusive se prontificou a vir até Penedo e nos mostrou os caminhos que Santos tinha percorrido e isso facilitou para que Penedo também procurasse aqueles caminhos que fizeram com que Santos, merecidamente, fosse cidade criativa. Por isso, renovo os nossos agradecimentos a você e também ao prefeito de Santos”, destacou Lopes.
O encontro também conta com a participação de Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Paraty (RJ), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB), além de Maceió (AL), São Paulo (SP) e Conde (PB) – municípios que almejam a rede mundial
Raquel Pelegrini, que também coordena os assuntos ligados ao cinema e audiovisual da Prefeitura, leva para o encontro as principais iniciativas desenvolvidas na Cidade.
“Vamos apresentar todo o desenvolvimento que realizamos em políticas públicas relacionado à área do nosso selo, que é cinema. Completamos dez anos da aquisição do selo e os 20 da Santos Film Commission, uma das mais antigas do Brasil”, apontou.
“Outro ponto são os projetos de economia criativa, que a Prefeitura realizou em conjunto com o Sebrae, como as aceleradoras para gastronomia, artesanato e também para o audiovisual”, complementou.
No evento, a Prefeitura apresentará ainda um panorama sobre ações como o concurso de Curtas-Metragens ‘Lei Toninho Dantas’, que está em sua terceira edição e contempla sete projetos, cada um recebendo R$ 100 mil para o desenvolvimento de curtas de ficção; a Fábrica Audiovisual, série de cursos formativos oferecidos pela Secretaria de Cultura nas áreas técnicas e criativas do audiovisual, potencializando assim o talento local e a Escola Pública de Cinema, que está prestes a ser inaugurada, iniciando as atividades no próximo ano, consolidando o compromisso da cidade com a formação e o desenvolvimento do setor.
Expansão
Neste ano, a Cidade também avança no campo da alfabetização digital. Integrando a nova rede da Unesco, a MIL Cities, que faz parte da MIL Alliance, Santos visa expandir seu projeto de Educação Midiática para as unidades das Vilas Tech das Vilas Criativas.
Implantada em 2022 nas escolas municipais, a iniciativa busca capacitar alunos para que se tornem cidadãos críticos e conscientes frente ao fluxo de informações, promovendo a habilidade de analisar, criar e compartilhar conteúdos de forma responsável.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Deywisson Duarte / Divulgação