João Almeida é o novo líder da Volta ao País Basco. O ciclista português da UAE Emirates venceu esta quinta-feira a 4.ª etapa da prova e saltou para a liderança da classificação geral, superando Max Schachmann e Florian Lipowitz.
Depois de na véspera ter sido penalizado pelos comissários, João Almeida confirmou o bom momento de forma e assumiu o grupo da frente a 13 quilómetros do fim e cortou a meta isolado, com 28 segundos para o segundo colocado, o colega de equipa Isaac del Toro.
“Estou muito contente. Na verdade não me sentia muito bem hoje e não tinha melhores pernas. Mas acho que todos iam assim. Dei tudo de mim e no final cheguei em primeiro. Estou muito contente. Agradeço o trabalho da equipa, foram perfeitos”, disse o português em declarações ao Eurosport.
A tática da equipa ajudou à tática individual: “Fomos muito rápido ao longo dia, com uma luta muito forte pela fuga. No final, para chegar numa boa posição na última subida iam todos loucos… Eu ia atrás, não tinha muito para gastar. Decidi ir um pouco mais atrás, fiz a minha subida, ao meu ritmo. No final ia bem, mas não ia super.”
O atleta de 26 anos lidera agora com 30 segundos para Schachmann e 38 para Lipowitz. Uma vantagem importante quando faltam apenas duas etapas para o fim da volta. ” Vão ser dois dias muito duros. Mas há que desfrutar da vitória e depois focar nos últimos dias”, segundo João Almeida.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Miguel Tona / EPA