O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, em visita de Estado, o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
O encontro retribui a visita de Lula a Portugal em abril de 2023, sua primeira viagem à Europa no terceiro mandato, e reforça a importância da relação bilateral entre os países.
A visita integra uma série de eventos que terá sequência nesta quarta, com a Cimeira Brasil-Portugal, encontro de alto nível que reúne líderes dos dois países para fortalecer a cooperação em áreas como defesa, segurança, justiça, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura.
O presidente português foi recebido por Lula no topo da rampa externa do Palácio do Planalto. Os líderes acompanharam a execução dos hinos nacionais e o hasteamento das bandeiras. Em seguida, após foto oficial, seguiram para reunião bilateral.
Na conversa, Lula expressou preocupação com o estado da democracia no mundo, especialmente diante da influência das redes digitais. Lula mencionou a decisão do Brasil de proibir o uso de celulares nas escolas brasileiras, destacando que a medida teve apoio popular e de profissionais do setor da educação.
Ao reforçar a importância da iniciativa, Lula afirmou: “Nós não queremos que nossas crianças virem algoritmos”.
Os dois presidentes discutiram também o papel das duas nações no cenário internacional e a realização da COP30, em novembro deste ano, em Belém (PA).
Lula frisou a relevância de Portugal estar na conferência sobre mudança do clima, argumentando que será a COP mais importante da história.
Em resposta, o presidente Marcelo Rebelo reforçou os laços entre os dois países e ressaltou que Brasil e Portugal desempenham papel relevante no diálogo global, em um contexto de crescente unilateralismo.
Comunidade brasileira
Outro tema abordado foi a forte relação humana entre os dois países. Atualmente, mais de 400 mil brasileiros residem em território português, e cerca de 150 mil portugueses vivem no Brasil.
Trata-se da segunda maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas da que reside nos Estados Unidos.
O presidente português afirmou que Portugal mantém relação única com o Brasil, mais forte do que com qualquer outro país, e falou que os migrantes brasileiros são, de longe, os mais transversais em termos de talento.
Lembrou que a comunidade brasileira é fundamental para a economia local e está presente em setores como alta tecnologia, energia e saúde. “Eles rejuvenescem a economia e a sociedade e cultura portuguesas”, disse.
Cimeira Brasil-Portugal
O presidente Lula e o primeiro-ministro português lideram a 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal. As cimeiras são consideradas fundamentais para aprofundar a colaboração entre as nações, e está prevista a assinatura de acordos.
Na última edição, 2023, houve 13 acordos e memorandos sobre temas como equivalência de estudos fundamental e médio, proteção de testemunhas, direitos de pessoas com deficiência, energia, geologia e minas, cooperação técnica com a Fiocruz, declaração de intenções em saúde, produção audiovisual, cooperação espacial, turismo e comunicações.
Cooperação
As relações entre Brasil e Portugal vão muito além da dimensão histórica. Há interesse mútuo em aprofundar fluxos de comércio e de investimentos e criar novas parcerias nos campos científico, tecnológico, cultural e educacional.
Recentes iniciativas em inovação, nanotecnologia, biotecnologia e energia demonstram a vitalidade da agenda tecnológica entre os dois países.
Fonte: www.gov.br
Crédito da imagem: Ricardo Stuckert / Presidência da República do Brasil