O Benfica reencontra o Mónaco no playoff da Liga dos Campeões. Na fase de liga os encarnados venceram a equipa do principado por 3-2, no Estádio Louis II.
O Sporting, por sua vez, medirá forças com os alemães do Borussia Dortmund. Os leões jogam primeiro em casa com os alemães, enquanto os encarnados jogam primeiro fora.
O Benfica vai jogar pela terceira vez com os monegascos, sendo que nunca perdeu, pois na época 2014/15 empatou 0-0 no principado e venceu 1-0 na Luz com um golo de Anderson Talisca.
Esta época, a 27 de novembro, a equipa orientada por Bruno Lage venceu por 3-2, depois de ter estado duas vezes em desvantagem, tendo beneficiado dos golos de Pavlidis no início da segunda parte e de Arthur Cabral e Amdouni, nos últimos minutos que acabaram por dar a volta ao resultado.
No plantel do Mónaco, treinado pelo austríaco Adi Hütter, destacam-se os defesas Thilo Kehrer e Jordan Teze, os médios Aleksandr Golovin, Denis Zakaria e o jovem Eliesse Ben Seghir, enquanto na frente contam com o norte-americano Folarin Balogun, Takumi Minamino, Breel Embolo e Maghnes Akliouche.
Já o Sporting enfrentou Borussia Dortmund em quatro ocasiões, também sempre para a Champions, e apenas venceu um jogo, o último realizado a 24 de novembro de 2021, por 3-1, graças a dois golos de Pedro Gonçalves e um de Pedro Porro.
Antes disso, perdeu os três duelos com os alemães, dois na época 2016/17, por 1-2 em casa e 0-1 fora, e em 2021/22 também por 1-0 no estádio Signal Iduna Park.
Refira-se que o Borussia Dortmund acaba de mudar de treinador com o croata Niko Kovac a render o turco Nuri Sahin. Na equipa técnica dos alemães mantém-se o português João Tralhão. No plantel da equipa alemã destacam-se os defesas Nico Schlotterbeck e Niklas Sule, os médios Marcel Sabitzer, Emre Can e Giovanni Reyna, bem como os avançados Julian Brandt, Karim Adeyemi e Serhou Guirassy.
Curiosamente, se as duas equipas portuguesas conseguirem o apuramento nos playoffs e nos oitavos de final, haverá um dérbi Benfica-Sporting nos quartos de final. No entanto, para isso, os encarnados terão de vencer nos oitavos o Barcelona ou o Liverpool, enquanto os leões terão obrigatoriamente de passar por Aston Villa ou Lille.
Dos restantes jogos do play-off, destaque para o Manchester City-Real Madrid, uma autêntica final antecipada que coloca frente a frente os campeões europeus dos últimos três anos.
Já o AC Milan de Sérgio Conceição vai enfrentar os neerlandeses do Feyenoord.
Refira-se que os jogos da 1.ª mão do play-off estão previstos para 11 ou 12 de fevereiro, e os da 2.ª mão para os dias 18 ou 19 do mesmo mês.
Todos os jogos do playoff:
Brest-Paris SG
Mónaco-Benfica
Feyenoord-AC Milan
Manchester City-Real Madrid
Celtic-Bayern Munique
Sporting-Borussia Dortmund
Club Brugge-Atalanta
Juventus-PSV Eindhoven
Com a vitória diante da Juventus, por 0-2, na 8.ª e última jornada da fase de liga da competição, o Benfica assegurou a passagem ao play-off de acesso aos oitavos de final da prova milionária, terminando na 16.ª posição.
Já o Sporting empatou com o Bolonha em Alvalade (1-1), mas resultado também permitiu aos leões seguirem em frente rumo ao play-off, que terminaram a fase de liga no 23.º posto.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Justin Setterfield/Getty Images / Esporte News Mundo