“Volta para a sua casa, para sua cidade, para seu povo”. O pedido, feito com a voz de Pelé, recriada por meio de inteligência artificial, fez parte de um vídeo produzido pelo Santos FC enviado a Neymar. O craque se emocionou, reforçando a transformação do sonho de todos os santistas em realidade. Ele está de volta.
Após 12 anos, Neymar volta para a cidade que o acolheu e projetou o jogador para o mundo do futebol. Em Santos, iniciou a carreira aos 8 anos, na Portuguesa Santista. Com apenas 11, integrou as categorias de base do Santos FC e passou a morar com a família em um apartamento no bairro Vila Belmiro, ao lado do estádio do Peixe.
Em 2013, ano em que partiu para o Barcelona, na Espanha, Neymar fez questão de expressar o carinho e as boas recordações de Santos, onde viveu parte da infância e a adolescência, as recordações na Escola Lupe Picasso, onde estudou, e seus lugares e pontos turísticos preferidos na Cidade.
Agora que Santos está prestes a receber milhares de torcedores do Brasil e outras partes do mundo, já que Neymar tem fãs por todos os cantos do planeta, vale conhecer um guia preparado pela Prefeitura, que une os locais preferidos do craque e as atrações imperdíveis para quem ama futebol.
Tem mais: a Cidade cresceu muito nos últimos 12 anos e ganhou novos pontos turísticos que o Neymar poderá conhecer e curtir em seu novo período em Santos, assim como todos que passam pelo Município.
1. A SUA CASA
Nem precisa dizer que o lugar preferido de Neymar em Santos é a Vila Belmiro. Dentro do estádio tem o Memorial das Conquistas, com troféus, flâmulas, fotos e prêmios que contam a história do Peixe. Em 380m² de pura magia, os visitantes conhecem a história de ídolos eternos como Pelé e o próprio Neymar.
O Memorial funciona de terça a domingo, das 9h às 18h e possui dois tipos de visitas (bilheteria aberta das 9h às 17h30). Tem a Visitação, no valor de R$30, com acesso ao museu e onde se tem uma visão panorâmica do gramado por uma porta de vidro. Tem também o Tour na Vila, no valor de R$60, com acesso ao museu, centro de imprensa, vestiário, área de aquecimento, túnel dos jogadores, laterais do campo e banco de reservas, tudo acompanhado por monitor.
O Tour na Vila acontece das 10h às 17h, a cada uma hora, com limite de 60 pessoas por passeio. Em dias de jogo, o tour não é realizado e a visitação ao Memorial pode ter mudança de horário.
Clique aqui para mais informações.
2- ENTRADA DA CIDADE
Em entrevista, aos 20 anos, Neymar lembrou da boa sensação de ver a escultura do Peixe, após voltar de viagens, e perceber que chegou em Santos. Em 2020, quem chega e se vai pela entrada da Cidade passou a conferir outro monumento, em homenagem a seu ídolo: o Rei Pelé.
Trata-se de uma escultura da camisa 10, com cerca de quatro metros de altura e formato do manto alvinegro, igualzinha à que vai usar em seu retorno à Vila. Fica no encontro das Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes com a Rodovia Anchieta.
3- MUSEU PELÉ
Dois anos após sua ida para a Europa, durante o período que antecedeu a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, foi inaugurado na Cidade o Museu Pelé, que fica instalado no Centro Histórico, nos antigos Casarões do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre.
O local foi escolhido pelo próprio Rei, ainda em vida, para contar toda a sua incrível trajetória no futebol com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens de seu acervo pessoal. Nos 4.134m² do prédio, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos. Mais de 60 mil pessoas já passaram pelo local, que funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.
4- MAUSOLÉU DO REI
Neymar acompanhou de longe a despedida do Rei do Futebol, que foi enterrado em Santos, na Memorial Necrópole Ecumênica.
O mausoléu, aberto ao público, tem referências ao Santos, Cosmos e seleção brasileira e conta com grama sintética, retratos de momentos marcantes da carreira do ex-jogador e uma coroa. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Para acessar o local, é necessário se cadastrar gratuitamente no site.
5. LINHA TURÍSTICA
Alguns dos pontos já citados podem ser conferidos em uma das rotas turísticas da Linha Visite Santos, a verde.
O passeio, em alusão ao Santos FC e Pelé, feito em um veículo totalmente arejado, confortável e acessível, tem saída do Novo Quebra-Mar, na orla da praia do José Menino, e passa pela Vila Belmiro, Museu Pelé e o Memorial Necrópole Ecumênica. A Linha ainda tem outras duas rotas: amarela (ligando a orla ao Centro Histórico) e azul (transitando por toda a orla). Durante os percursos, os passageiros usam pulseiras e podem subir e descer dos veículos nas paradas pelo caminho. Clique aqui e confira todos os detalhes.
6. MAIS ALGUNS LUGARES ESPECIAIS
Tem mais alguns lugares que remetem a Pelé que Neymar e todos santistas já conhecem e vale a pena passar, como o CT do Santos (Av. Francisco Manoel s/nº, Jabaquara), a barbearia de Didi (onde o Rei cortava o cabelo), perto da Vila Belmiro, a pensão onde morou no começo da carreira, no bairro Pompeia, o mural em sua homenagem no Santos Convention Center, na Ponta da Praia, e a estátua dando um soco no ar, no canal 5, em frente à Padoca Santista, tradicional ponto de encontro dos torcedores.
7. NOVO QUEBRA-MAR
Neymar citou como um dos pontos favoritos em Santos o Quebra-Mar, no emissário submarino (José Menino). Mas muita coisa mudou e ele ainda não curtiu o “novo”.
O espaço foi transformado e virou referência na prática esportiva, com skatepark olímpico, pista de pump truck, patinação, quadra de basquete 3×3, espaço para capoeira, arquibancada para assistir ao surfe, caminhada, corrida e ciclovia. Tem atrativos para a criançada com brinquedos temáticos, parque das águas, pontos instagramáveis, mirante e o monumento ‘100 Anos da Imigração Japonesa’ – da artista Tomie Ohtake.
8. PRAIA E ESPORTE
Nem precisa dizer que o lugar preferido de Neymar era a praia, onde jogava as tradicionais “peladas” com os amigos. Santos tem sete quilômetros de praia para curtir o sol e praticar esportes como futebol, futevôlei, vôlei de praia, beach tennis, tamboréu, corrida, mais a ciclovia.
Além disso, possui o maior jardim frontal de praia do mundo, de acordo com o Guinness World Records, com muita beleza e atrações por toda sua extensão. Como bom santista, ele já dividia a Cidade por canais e dizia que ficava geralmente entre os canais 1 e 2.
9. ATRAÇÕES AMBIENTAIS
Neymar tem recordações de sua visita ao Aquário, na Ponta da Praia, um dos mais antigos do Brasil e ponto turístico mais visitado de Santos, com variadas coleções de espécies vivas ligadas ao ambiente marinho.
E tem mais atrações deste tipo na Cidade, como o Orquidário, parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica e conta com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores; e o Jardim Botânico Chico Mendes, considerado o pulmão verde da Cidade, no bairro Bom Retiro, que concentra em torno de 300 espécies vegetais em aproximadamente 90 mil metros quadrados de área. Um verdadeiro acervo vivo da flora brasileira.
Clique aqui e confira mais detalhes
10. NOVO CARTÃO-POSTAL NO CENTRO HISTÓRICO
Essa dica o Neymar não conhece porque é fresquinha. Trata-se do Parque Valongo, novo cartão-postal da Cidade. Pertinho do Museu Pelé, o espaço no Porto onde estavam armazéns portuários abandonados foi transformado em uma área de lazer, esporte, entretenimento, cultura e gastronomia.
O local conta com duas quadras para a prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de praia, playground, alameda, jardins, píer contemplativo e flutuante para recepção de turistas, além do armazém restaurado que agora é um espaço multiúso, sempre repleto de eventos.
E se está no Parque Valongo, não dá para deixar de fazer um rico passeio cultural pelo Centro Histórico com riqueza incalculável de detalhes arquitetônicos, culturais e religiosos, edifícios como Museu do Café e Palácio José Bonifácio (sede da Prefeitura), que pode ser feito utilizando as linhas turísticas do bonde. Clique aqui para mais informações.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Texto: Thadeu Aguiar
Crédito das imagens: PMS