O V Festival Internacional de Música Santa Cecília arranca no próximo sábado, dia 1 de fevereiro, às 16 horas, no Museu Romântico do Porto, com o recital do pianista Paul Mnatsakanov, um jovem talento de origem americano-russa.
O festival, organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro, em parceria com o Município e o Museu do Porto, é um marco na promoção de jovens pianistas que participaram no Concurso Internacional de Santa Cecília, evidenciando qualidades artísticas e performances inesquecíveis.
Nesta edição, o festival apresenta um ciclo de oito recitais, que vão acontecer todos os sábados de fevereiro e março, sempre às 16 horas, no ambiente intimista e histórico do Museu Romântico.
O evento destaca pianistas emergentes de várias partes do mundo, proporcionando ao público uma experiência única, com programas focados no repertório do período Romântico.
O concerto de abertura será protagonizado por Paul Mnatsakanov, conhecido pela sua interpretação sensível e narrativa, que considera a música uma forma de arte capaz de criar uma profunda ligação emocional com o público.
Talento internacional
Laureado em importantes concursos internacionais, como o Kendall Taylor Beethoven Piano Competition e o Valsesia Musica International Competition, Paul Mnatsakanov tem vindo a consolidar a sua carreira com atuações em salas de renome como o Wigmore Hall, o Royal Albert Hall e em festivais por toda a Europa, América e Ásia.
O programa que o artista vai apresentar no Porto inclui a Sonata em Fá maior, K. 280 de Mozart, o Rondo em Dó menor, Wq. 59/4 de C.P.E. Bach, a Bagatelle Nº 4, Op. 126 de Beethoven e o Carnaval, Op. 9 de Schumann.
Este repertório reflete a diversidade e a profundidade do talento do jovem pianista, que promete transportar o público numa viagem emocional através de diferentes épocas e estilos musicais.
Os bilhetes para cada recital podem ser adquiridos diretamente no local. O festival, que já se tornou um evento de referência na cidade, convida a descobrir e apoiar o futuro da música clássica em recitais imperdíveis.
Competição no verão
A competição de 2025, que vai decorrer entre 20 e 28 de junho, para a categoria principal, e entre 15 e 19 de julho, para as categorias júnior, chega com duas grandes novidades: a inclusão de um recital de música de câmara nas semifinais e a presença do prestigiado maestro brasileiro Roberto Tibiriçá na direção da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, durante a grande final.
A final da competição, com os três intérpretes em concerto, será um dos momentos altos do calendário musical de 2025.
Com mais de 50 anos de história, o Concurso Internacional de Piano de Santa Cecília (CISC) é uma das mais antigas competições de piano.
Fonte e crédito da imagem: www.porto.pt