Pesquisar
Close this search box.

Benfica recebe esta terça o Barcelona para a Champions

Benfica e FC Barcelona defrontam-se esta terça-feira pela 10.ª vez na história, em jogo da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, com as “águias” a procurarem manter o objetivo de estarem na fase seguinte.

A duas jornadas do final da fase de liga, os dois emblemas enfrentam-se no Estádio da Luz, às 20h (hora Lisboa; às 17h, hora Brasília) com contextos diferentes: o Benfica em 15.º, um dos lugares que dá acesso ao play-off para os oitavos de final, e o FC Barcelona em segundo, posição de apuramento direto para aquela fase.

Os encarnados, que na ronda anterior, ainda em dezembro, empataram 0-0 com o Bolonha, chegam à penúltima jornada – na última visitam a Juventus – com 10 pontos, mais três do que a primeira equipa fora da zona de play-off, o PSG, em 25.º, enquanto os catalães, com 15 pontos, têm a qualificação direta praticamente assegurada.

O nível do próximo adversário não assusta Bruno Lage: “O nosso objetivo é olhar para o jogo e tentar vencer. O segundo é olhar para os pontos. Há um estudo que nos diz que, eventualmente, 15 pontos chegam para o apuramento direto. Nós ainda estamos com a possibilidade de os alcançar, mas estamos focados no jogo de terça. Depois, veremos se chegamos a essa meta”.

Para ficar mais próximo do objetivo, o treinador encarnado não pode contar com Renato Sanches e Tiago Gouveia. A presença de Di María no “onze” ainda não é certa – recuperou recentemente de lesão -, mas já treinou e deverá estar disponível.
Raphinha e Yamal destaques nos “culés”
Com Hansi Flick nos “blaugrana” a temporada tem sido bastante positiva. Apesar do terceiro lugar no campeonato e dos infindáveis problemas financeiros, o Barcelona recuperou ânimo em campo – Raphinha e Yamal como principais “culpados” – e já conquistou a Supertaça espanhola.
Contudo, como prova o terceiro lugar, nem tudo é um mar de rosas: pelo meio, têm existido alguns desaires difíceis de explicar. Por isso, o confronto na Luz é importante para dar uma nova prova de qualidade inerente e voltar a ganhar ritmo, sobretudo após o empate na última partida, frente ao Getafe.
Na conferência de antevisão à partida que não vai contar com Dani Olmo, Flick desvendou o segredo para ser feliz, outra vez, na Luz: “Tenho boas recordações deste estádio, mas é passado. Também podíamos falar da final, o ambiente vai ser incrível. Será importante defendermos bem”.

Histórico para recordar

Este será o 10.º jogo entre os dois emblemas, um duelo que tem simbolismo histórico, uma vez que foi diante dos “blaugrana” que o Benfica conquistou o seu primeiro título europeu, na já distante época de 1960/61.

Depois disso, as equipas defrontaram-se mais oito vezes e sempre na maior prova europeia de clubes, sob a designação de Taça dos Clubes Campeões Europeus ou Liga dos Campeões, sendo que na última ida à Luz, o “Barça” perdeu por 3-0, em 2021/22.

O jogo tem início às 20h00 e será arbitrado pelo neerlandês Danny Makkelie.

Fonte: www.rtp.pt

Crédito da imagem: Tânia Paulo / SL Benfica