Repleto de atrativos e opções de lazer, o Novo Quebra-Mar, no José Menino, em Santos, pode ser considerado um dos principais equipamentos turísticos da Baixada Santista. Em todos os finais de semana, sobretudo com tempo bom, o equipamento santista sempre está repleto de santistas e turistas.
Na entrada do Parque Roberto Mário Santini, marcantes pórticos chamam a atenção do público, que tem à disposição uma pista de patinação, a versão infantil do pump track para bikes e skate, além de outras atrações voltadas aos pequenos, como as fontes interativas que rendem momentos de diversão e até fotos para as redes sociais.
A dona de casa Sarah Teixeira, 25, levou os filhos Alan, 8, e Antony, 4, para se divertirem no espaço aquático. Segundo ela, os pequenos adoram e são presenças frequentes no Novo Quebra-Mar.
“Costumamos vir ao parque todo fim de semana. Antes mesmo de chegar, eles já comentam sobre a fonte, sempre ansiosos por esse momento”, ressaltou a mãe, enquanto os filhos se divertiam entre os jatos d’água.
Opções esportivas também são a marca do Novo Quebra-Mar. Com área total de 1.928m², o skatepark é dividido em duas partes, Flowpark e Street, interligadas entre si e com a função de atender às duas modalidades integrantes do programa olímpico. Juan Cezar Rodrigues, de 12 anos, é apaixonado por skate.
Praticante há quase cinco anos, não poupou elogios à pista, homologada pela Confederação Brasileira de Skate, podendo receber disputas profissionais, inclusive internacionais. “Eu amo esse lugar. A pista é maravilhosa e nos dá a chance de curtir o skate de vários jeitos. Gosto muito do trecho de street, que é a minha especialidade. Um dia espero participar de uma competição nessa pista”, projetou o morador do Gonzaga.
Ainda na área esportiva, o Novo Quebra-Mar conta com quadra de basquete 3×3 e o palanque do surfe, modalidades que diariamente atraem a atenção de moradores e turistas que passam pelo local.
Contemplação
Com uma paisagem que salta aos olhos pela proximidade do mar, os espaços para contemplação também conquistam todas as idades. A imponente escultura de Tomie Ohtake é uma obra de arte ao ar livre. “Essa vista de frente para o mar é muito linda, traz uma sensação de paz e tranquilidade.
Temos muitas fotos aqui. Esse espaço ao lado do monumento é o nosso favorito”, contou a recepcionista Daniella Fernandes, 47, que mora no Marapé, curtindo uma tarde de sábado ao lado da mãe Regina Célia, 71, e a cachorra de estimação Pandora.
Outro local que chama a atenção do público é o espaço multiuso com palco para manifestações culturais, praça com miniarquibancada, ciclovia e um extenso jardim para piquenique.
De férias em Santos, o casal de Belo Horizonte (MG), Aline Galã, 39, e Tiago Rodrigues, 38, ficaram encantados com a estrutura do parque. “Temos amigos na Cidade e eles sempre falavam das belezas do Emissário. O espaço é realmente encantador, tanto que atrai pessoas de várias idades. Voltaremos outras vezes”, concluiu Tiago.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Francisco Arrais / PMS