Pesquisar
Close this search box.

Rui Borges: “Queremos acrescentar valor e troféus ao Sporting. É o melhor presente de Natal que poderia ter tido”

Rui Borges foi esta quinta-feira oficializado como novo treinador do Sporting, tendo assinado contrato válido por ano e meio, com mais um ano de opção, que será automaticamente acionado em função da obtenção de objetivos desportivos.

Os adjuntos Tiago Aguiar, Ricardo Chaves, Fernando Alves e José Meireles acompanham o técnico nesta aventura em Alvalade, mediante o pagamento de 4,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, de acordo com um comunicado enviado à CMVM.

O novo treinador dos leões, 43 anos, vai dirigir o primeiro treino durante a tarde desta quinta-feira (15:00) na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

A apresentação do novo timoneiro leonino, ao contrário das dos dois antecessores, decorreu no Auditório Artur Agostinho e não em frente à Porta 10-A.

“Gostaria de deixar uma palavra ao ex-treinador João Pereira. Entrou num momento complicado e desafiante e infelizmente chegámos à conclusão que não correu bem. Sabíamos das dificuldades e do choque da saída de Rúben Amorim. João Pereira experimentou a lei de Murphy, com uma onda de lesões que nunca vi neste clube e más arbitragens”.

“Olhando para trás, o problema é que o João Pereira não conseguiu ser o João Pereira. Fosse João Pereira ou outro qualquer, infelizmente iria passar por isto. Não tenho dúvidas que Rui Borges vai conseguir ser o Rui Borges, porque lhe é permitido. Não me interessa o que vão dizer de fora, se vou sair fragilizado”.

“Interessa-me muito mais a comunicação interna do que a comunicação para fora. Assim serei até ao meu último dia como presidente do Sporting”, afirmou Frederico Varandas durante a cerimónia, revelando que João Pereira “não quis um cêntimo” de dois anos e meio de contrato.

“Rui Borges é um treinador que já tínhamos no radar há mais de um ano. Subiu a pulso. Começou no modesto Mirandela e passou por vários clubes, sempre com a sua ideia de jogo. Fez excelentes trabalhos no Mafra, no Moreirense e no Vitória de Guimarães. É um homem que lidera pelo exemplo e pelo seu simples discurso”, prosseguiu, lembrando que o Sporting continua em todas as frentes.

No seu discurso, Rui Borges começou por agradecer ao Vitória de Guimarães e assumiu ser o “realizar de um sonho” chegar a um grande, descrevendo-se “muito feliz e muito honrado” e “muito ansioso para a trabalhar”, “com confiança enorme de ser feliz no Sporting”.

Questionado sobre a proximidade do dérbi com o Benfica, que se joga já no domingo, e sobre os maus resultados, Rui Borges diz que não olha “para o momento como delicado”.

“O clube está em todas as frentes. É um sonho enorme estar no campeão nacional. Vamos continuar com o que nos trouxe até aqui”, frisou, referindo que o “momento é sempre certo” para chegar a um grande.

O novo treinador dos leões não confirmou nem desmentiu uma eventual mudança do sistema de 3x4x3, lembrou que muitas vezes o Vitória de Guimarães constrói a três, ainda que com um médio pelo meio, e salientou que não quer deixar os jogadores desconfortáveis, mas prometeu implementar a sua ideia de jogo e não mostrou receio dos jogos com Benfica, Vitória de Guimarães e FC Porto que se avizinham.

“Grandes jogos, é isso que nós queremos”, vincou. “Queremos acrescentar valor e troféus ao Sporting. É o melhor presente de Natal que poderia ter tido”, garantiu.

Sobre possíveis reforços, diz ter à sua disposição “o melhor plantel”.

“Vamos ser competentes e competitivos com os jogadores que temos”, vincou, tendo desmentido um suposto jantar com o diretor desportivo do Sporting, Hugo Viana, há duas semanas em Vila Nova de Famalicão.

Rui Borges chega a um grande, após ter iniciado a temporada no Vitória, que segue no sexto posto, depois do quinto lugar conquistado ao serviço do Moreirense.

O transmontano de Mirandela treinou ainda clubes como Académico de Viseu, Académica, Nacional, Vilafranquense e Mafra.

O agora ex-treinador do Vitória de Guimarães substitui João Pereira no comando técnico do Sporting, após o antigo lateral direito ter conseguido apenas três vitórias em oito jogos desde que substituiu Ruben Amorim no cargo.

João Pereira, de 40 anos, orientava a equipa B dos leões até 11 de novembro último, quando sucedeu a Amorim, que saiu para o Manchester United, vencendo três jogos – dois na Taça de Portugal e um na I Liga -, somando um empate, no domingo em casa do Gil Vicente (0-0), e quatro derrotas.

Esta sucessão põe termo ao percurso de Rui Borges no Dom Afonso Henriques, após 15 jornadas e, sobretudo, um percurso notável na Liga Conferência, ao somar 12 jogos sem perder, incluindo seis na qualificação, e o apuramento para os oitavos de final garantido.

Nas redes sociais, o emblema minhoto agradeceu ao seu agora ex-treinador. “Obrigado, Rui Borges!”, pode ler-se.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Tiago Petinga