Joe Biden visita Angola a 14 de outubro, com o objetivo de cimentar o processo de reaproximação entre Washington e Luanda e a aposta dos EUA no reforço das relações com a África subsaariana.
O Jornal Económico está em condições de avançar que a presença do ainda presidente norte-americano está garantida e agora com data definida.
A visita realizar-se-á depois da 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que se iniciou a 10 de setembro e terminará a 28, e as eleições presidenciais norte-americanas, a 5 de novembro, noticiou a agência Reuters.
Esta visita ficou prometida quando o presidente angolano, João Lourenço, foi recebido por Joe Biden na Casa Branca, em novembro do ano passado, assinalando 30 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Depois, chegou a dizer em maio que planeava concretizá-la em fevereiro de 2025, depois de vencer as eleições, mas acabou por retirar-se da corrida presencial, sendo substituído na candidatura pela vice-presidente, Kamala Harris.
Em novembro, no final da reunião, o presidente angolano sublinhou a abertura para cooperar com os EUA em todos os domínios, incluindo “economia, defesa e segurança, transportes e energia, telecomunicações, agricultura, exploração do espaço para fins pacíficos e outros domínios que foram do interesse”.
Joe Biden sublinhou que “a parceria entre Angola e os EUA é mais importante do que nunca”.
Fonte: O Jornal Económico / Portugal
Crédito da imagem: Yuri Gripas / EPA