Viagens de comboio são um plano diferente para aproveitar o verão. Ao deixar a confusão do trânsito, é possível contemplar de outra maneira a paisagem.
Através da janela, e a bordo de alguns históricos comboios, podes apreciar cenários deslumbrantes, ou desbravar os recantos remotos do Interior. Uma excelente atividade para fazer sozinho, com amigos ou em família.
E estas são algumas das nossas quatro viagens de comboio favoritas. Contudo, presta atenção, pois algumas são de caráter sazonal. Por isso, confere sempre!
Comboio Histórico do Douro
Viajar no Comboio Histórico do Douro é um dos passeios mais bonitos que se pode fazer em Portugal. Entrar a bordo da locomotiva a vapor, construída em 1925, é como fazer uma viagem no tempo. Da Régua ao Tua, este percurso abraça o rio Douro como protagonista.
Esta viagem oferece a oportunidade de contemplar de perto a bela paisagem do Douro Vinhateiro, classificada como Património Mundial da UNESCO. Além disso, a bordo vais encontrar vários momentos de animação, com grupo de música e cantares tradicionais da região, sem esquecer a oferta de um típico cálice de vinho do Porto.
A viagem no Comboio Histórico do Douro inclui ainda uma interessante paragem em Pinhão, onde é possível admirar os seus famosos painéis de azulejos. Se estás com vontade de abraçar esta viagem no tempo, podes fazê-lo até ao dia 27 de outubro.
Mais informações: site oficial da CP
Comboio Miradouro
O Comboio Histórico do Douro circula, por norma, apenas entre junho e outubro, tratando-se por isso de uma viagem estival. Portanto, uma alternativa para qualquer altura do ano poderá ser o Comboio Miradouro, que circula entre a Estação de São Bento, Régua e Pocinho.
Trata-se, igualmente, de uma das mais bonitas viagens de comboio que Portugal tem para oferecer. A bordo do Miradouro, podes aproveitar as janelas panorâmicas das carruagens vintage e apreciar a beleza poética do rio Douro e dos seus socalcos, numa vista de cortar a respiração.
Mais informações: site oficial da CP
Comboio Histórico do Vouga
O Comboio Histórico do Vouga, ou Vouguinha como é carinhosamente conhecido, é outra das viagens a considerar para os amantes de turismo ferroviário. À semelhança do Comboio Histórico do Douro, este passeio também é estival.
Entrar a bordo do Vouguinha é sinónimo de partir à descoberta da linha do Vouga, de Aveiro até Macinhata, numa locomotiva a vapor centenária. Trata-se de uma incrível viagem no tempo, que dura cerca de duas horas, e inclui paragem num dos destinos mais instagramáveis do País — Águeda.
Mais informações: site oficial da CP
Rota da Bairrada
A CP — Comboios de Portugal apresenta outro programa que vale a pena conhecer — a Rota da Bairrada. Um roteiro que une a tradição do leitão e dos vinhos desta região Centro aos ares tranquilos da Curia. Esta rota turística pode custar 64,50€ para quem sai do Porto – Campanhã.
De salientar que a Rota da Bairrada inclui duas opções: um programa de meio dia (segunda a sábado), ou de um dia, que se realiza apenas aos sábados.
No primeiro caso, além da viagem no comboio regional, o roteiro inclui uma visita à Associação Rota da Bairrada, com uma prova comentada de vinhos e produtos regionais, como queijos e enchidos. Já na segunda opção, a rota inclui as mesmas atividades, acrescentando ainda uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada e outra ao Museu Aliança Underground.
Fonte e crédito das imagens: www.portosecreto.co