Pesquisar
Close this search box.

Sismo de 5.3 na escala de Richter assusta várias zonas de Portugal

Um terramoto de magnitude de 5.3 na escala de Richter foi sentido esta madrugada, por volta das 5h10, em várias zonas de Portugal, como Lisboa, Setúbal, Leiria, Aveiro e Porto. O abalo foi seguido de três réplicas, confirmou a Proteção Civil, que avança que o sismo não reúne “critérios para ativação de planos especiais”.

O epicentro foi registado no Oceano Atlântico, a 58 quilómetros a oeste de Sines, a uma profundidade de 10,7 quilómetros, segundo dados do Centro de Vigilância Geológica dos Estados Unidos e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vários relatos enviados ao CM pelos leitores referem que o sismo foi sentido um pouco por todo o País, com especial destaque na região sul. Não há registo de quaisquer danos materiais causados pelo abalo, avança a Proteção Civil, que recebeu um elevado número de chamadas telefónicas da zona do Alentejo até Coimbra.

“Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. Pessoas que estavam em prédios altos. A esta hora [06:00] ainda não conseguimos contabilizar o número de chamadas recebidas”, disse o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“Muitas pessoas sentiram [o sismo]. Felizmente não há vítimas nem danos estruturais, pelo menos registados até agora. Não há danos. Já comunicamos com os centros sub-regionais e ainda não há nenhuma situação de ocorrência. Estão só a avaliar numa rua de Sesimbra possíveis fissuras em habitações, mas vão só fazer avaliação desta informação”, disse.

No briefing da Proteção Civil, o Comandante Nacional, André Fernandes, confirmou a existência de três réplicas após o forte abalo sentido de Norte a Sul do País. A primeira réplica registou-se com uma magnitude de 1.2, a segunda 1.1 e a terceira 0.9.

Segundo o Comandante o sismo não reúne “critérios para ativação de planos especiais”, decisão aplicada apenas quando a magnitude registada é superior a 6.1.

O executivo emitiu já um comunicado no qual refere que “na sequência do sismo ocorrido esta madrugada, que, segundo o IPMA, teve a dimensão 5.3 na escala de Richter, com epicentro ao largo da costa de Portugal continental a cerca de 60km de Sines, o Governo tem estado em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria”.

“Na sequência do sismo desta noite a sul de Lisboa, o Presidente da República tem estado em contacto com o Governo e está a acompanhar a situação desde o início, não havendo indicação de feridos ou estragos materiais”, indica a Presidência da República.

Na sequência da reunião com a proteção civil, prevista para as 09:00, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será recebido será recebido pelo Presidente da República, por volta das 10h00, em Belém.

O Presidente da República tem estado a acompanhar a situação com o primeiro-ministro e irão reunir, em Belém, logo após o ‘briefing’ que irá decorrer na proteção civil.

Fonte: Correio da Manhã / Portugal

Crédito da imagem: www.expresso.pt