Pesquisar
Close this search box.

Como João Almeida se posicionou para vencer a Vuelta à quarta etapa

Nada mal para quem na véspera disse não se sentir muito bem em cima da bicicleta nos primeiros dias de Vuelta em Portugal. João Almeida (UAE Emirates) terminou a quarta etapa da Volta a Espanha em bicicleta em terceiro lugar, o que lhe permitiu subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da etapa de hoje.

O esloveno venceu ao sprint depois de fazer o percurso de 170,5 quilómetros em 4:26.49 horas, à frente do belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny e do ciclista das Caldas da Rainha, que parte para a quinta etapa com menos oito segundos do que líder e camisola vermelha.

A etapa de hoje entre Plasencia e Pico Villuercas, onde a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria, era importante para o português enviar uma mensagem à própria equipa e foi bem sucedido na missão.

Era co-líder da UAE na Vuelta, juntamente com Adam Yates, que foi 26.º na etapa de ontem e ficou a 1.29 minutos de Roglic, pelo que o ciclista português ganhou o direito a ser líder isolado e vai ter a equipa a puxar por ele daqui para a frente, algo inédito na carreirro do atleta que costuma trabalhar para os outros, como se viu no Tour a ajudar Tadej Pogacar a vencer.

João Almeida assumiu assim a candidatura à conquista da Vuelta, posicionando-se ainda como grande rival e Roglic. E eles parecem saber disso, tendo apertado a mão no final da etapa de ontem, num momento captado e partilhado pela equipa do ciclista nacional.

Os outros portugueses na prova, Nelson Oliveira (Movistar) foi 64.º (a 1.40 minutos) e passou a 57.º (a 7.53 m), enquanto Rui Costa (EF) foi 127.º (a 14.03 minutos) e é 115º (a 14.53 m).

A quinta etapa vai amanhã para a estrada entre Fuente del Maestre e Sevilha, num total de 177 quilómetros, bem ao estilo de Wout van Aert (Visma), vencedor em Castelo Branco, que saiu do território português como líder, mas cedeu ontem a camisola Roja a Roglic. Kaden Groves (Alpecin), vencedor da etapa em Ourém também é especialistas em etapas planas e de chegada ao sprint.

Classificação da 4.º etapa:

1.º Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe)
2.º Lennert van Eetvelt (Lotto Dstny)
3.º João Almeida (UAE Emirates)

Classificação Geral:

1.º Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe) 14:33:08
2.º João Almeida (UAE Emirates) + 8s
3.º Enric Mas (Movistar) +32s

Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal