Segundo um estudo da Reduniq Insight desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), a faturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais no primeiro semestre deste ano apresentou uma variação positiva de 7% em relação ao mesmo período de 2023.
Já o número de transações aumentou 7,3% em relação aos primeiros seis meses de 2023, o que reflete o continuado aumento do tráfego nos Centros Comerciais.
Nos primeiros seis meses de 2024 a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais situou-se nos 35 euros. Já o gasto médio mensal por cliente cifrou-se nos 77,68 euros.
De acordo com a Reduniq Insight, os fins-de-semana representaram 36% da faturação nas lojas dos Centros Comerciais.
Por seu turno, nos dias úteis da semana, o período pós-laboral representou 37% das compras (número de transações com meios de pagamento eletrónico) nas lojas dos Centros Comerciais, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.
As vendas das lojas dos Centros Comerciais a turistas representaram 12% do total da faturação, o que reafirma a grande atratividade destes espaços para quem visita o país, explica a Reduniq em comunicado.
Neste período, 36% do total de faturação registada em Centros Comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, 22% foi gasto em Supermercados, 12% em Eletrodomésticos & Tecnologia e 11% em Restauração. “Papelarias, livrarias, revistas e tabaco” representaram 8% da faturação em lojas dos Centros Comerciais.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal