Pesquisar
Close this search box.

Euro 2024: Southgate foi ao banco para apurar Inglaterra para a final

Inglaterra carimbou esta quarta-feira o apuramento para a final do Euro2024, a segunda da sua história (e de forma consecutiva), ao bater os Países Baixos por 2-1, em Dortmund, num jogo no qual entrou praticamente a perder e assegurou o triunfo ao cair do pano.

À procura de chegar à segunda final da sua história, depois da conquista do título em 1988, a seleção neerlandesa teve um início de jogo a todo o gás, com um golo no qual todo o mérito foi para Xavi Simons: recuperação de bola e remate fulminante para o fundo das redes de Pickford, aos sete minutos.

Mais um lance de génio neste Europeu para o talentoso médio ofensivo, que aos 21 anos e 80 dias que se tornou no mais jovem a marcar pelos Países de Baixos numa eliminatória de um Campeonato da Europa.

Inglaterra reagiu bem, mostrando durante cerca de meia hora a sua melhor face neste Euro2024, com posse de bola, pressão alta e várias ocasiões de golo. O empate não tardou e chegou através da conversão de uma grande penalidade, com Harry Kane a sofrer a falta (de Dumfries) e a executar o penálti, aos 18 minutos.

Entretanto Dumfries esteve em evidência em dois lances, ao negar o golo a Foden sobre a linha de baliza (23’) e ao cabecear a bola na direção da trave (30’).

Foden, que durante o primeiro tempo exibiu finalmente um nível a fazer lembrar os bons desempenhos que lhe valeram o prémio de melhor jogador da Premier League em 2023-24, respondeu na mesma moeda, com um remate ao ferro (32’).

A segunda parte pautou por um ritmo mais pausado e por um risco menor. Numa altura em que os Países Baixos aparentavam estar ligeiramente por cima, o selecionador inglês Gareth Southgate abdicou de duas das suas principais estrelas, Kane e Foden, para colocar em campo Watkins e Palmer.

A substituição, consumada no minuto 81, revelou-se certeira, pois o primeiro marcou o golo da vitória, já em tempo de compensação, a passe do segundo.

A final, entre Espanha e Inglaterra, está agendada para domingo em Berlim (às 20h, hora Lisboa: às 16h, hora Brasília).

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Georgi Licovski / EPA