Pesquisar
Close this search box.

Santos é muito mais do que praia e tem atrações para todos os gostos

Quando se fala em cidade litorânea, é comum muitos pensarem apenas em atividades em praias quando planejam sua próxima viagem. Porém, em Santos, as opções vão além dos 7km de faixa de areia. História, cultura, negócios, eventos e ecologia são algumas das alternativas que têm trazido cada vez mais visitantes a Santos, fazendo com que a Cidade bata recorde de visitantes.

“Santos vem se posicionando, por exemplo, como um importante destino turístico de eventos, com seus festivais e com um dos centros de convenção mais modernos do País”, afirma a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino. “Muitos daqueles que vêm a congressos profissionais em Santos acabam conhecendo a Cidade e, depois, voltando com a família”, explica ela.

Selley destaca ainda a importância dos festivais e eventos, como o Santos Café, Geek, Festa de Portugal, Santos Criativa, Natal Criativo e o Réveillon. “São eventos temáticos que se consolidaram e trazem muita gente para a Cidade”, avalia.

Uma das primeiras cidades do Brasil, o Centro Histórico é uma boa escolha para quem quer conhecer um pouco mais sobre a formação do País, com o Outeiro de Santa Catarina, onde a Cidade nasceu, ou simplesmente caminhar pelas ruas com casas seculares – como a XV de Novembro e do Comércio, que servem de cenário para dezenas filmes, comerciais, séries e novelas.

É na XV de Novembro, por exemplo, que se encontra o local onde morou um dos mais relevantes santistas, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patrono da Independência. A casa original não existe mais, porém no mesmo endereço, há uma placa informando que ali foi o nascimento da personalidade.

Para conhecer um pouco mais do estadista que influenciou D. Pedro, a recomendação é visitar o Pantheon dos Andradas, onde estão os restos mortais de Bonifácio. E é fácil encontrar o prédio, que fica na Praça Barão do Rio Branco: há uma estátua dele em frente, com um toque de modernidade, onde o patrono está fazendo uma selfie na representação.

Não pode ficar de fora do passeio pelo Centro uma visita ao Museu do Café, que apresenta a ligação e importância do produto com a economia, e o Teatro Guarany, construção inaugurada em 7 de dezembro de 1882, que foi palco de discussões e lutas pela abolição dos escravos.

Todos os sábados e domingos, santistas e turistas se encantam com as visitas gratuitas e monitoradas ao Palácio José Bonifácio, sempre às 14h. O prédio, construído no período áureo do café, é uma das poucas edificações públicas do Estado que mantém a estrutura original e a maior da parte da decoração preservada.

Durante a visita, os participantes conhecem o saguão principal, o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, a Sala Princesa Isabel e o Centro de Controle Operacional (CCO).

Há ainda a Casa do Trem Bélico e Casa do Artesão e a recém-inaugurada Casa das Culturas de Santos.

Uma boa opção para conhecer parte deste tour pelo Centro Histórico é fazer um passeio com a Linha Turística de Bonde, que sai da Estação do Valongo, com roteiro adaptado com sistema de audioguia e Libras.

Para ver a Cidade de cima, o bonde funicular que leva até o alto do Monte Serrat e ao antigo cassino e à igreja que tem a padroeira da Cidade, Nossa Senhora do Monte Serrat, também é garantia de um programa diferente.

E a História não está apenas na região central. A Zona Noroeste tem as ruínas de um dos primeiros engenhos de açúcar da América Latina, construído a mando de Martim Afonso. Trata-se do Engenho dos Erasmos.

É em frente da Estação do Valongo que também é possível conhecer um pouco da história e dos feitos do esportista do século 20 que trouxe notoriedade mundial à Cidade. Trata-se do Museu Pelé. E, para mergulhar na vida do jogador, o turista ainda pode visitar o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube e até o Mausoléu na Memorial Necrópole Ecumênica, onde está o corpo do jogador, falecido em 2022. Confira aqui outros pontos relacionados com a história de Pelé.

Para quem quer conhecer um pouco da natureza, na área urbana, a Cidade conta com parques municipais, como o Aquário, um dos equipamento públicos mais visitados do EstadoOrquidário e o Jardim Botânico Chico Mendes.

Os passeios de escuna que saem da Ponte Edgard Perdigão também são outra opção para aqueles que querem ver Santos do ponto de vista do mar, dar um mergulho ou ver o canal do Porto de Santos.

Pegar uma bicicleta e circular pela ciclovia vendo os jardins da praia (outro orgulho dos santistas!) é uma alternativa para quem quer um programa ao ar livre. E, de quebra, ao final da rota, o ciclista ainda pode conhecer o Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino, com o Novo Quebra-Mar e uma extensa área de lazer com vista para toda a orla.

Com a inauguração do Parque Valongo, que acontece em breve, a Cidade deve ganhar uma outra opção de turismo náutico. “Com isso, estamos trabalhando também o turismo de base comunitária na Ilha Diana. A ideia é que os visitantes embarquem no Valongo para irem até lá conhecer a tradição gastronômica caiçara daquele local”, conta a secretária Selley.

Nos morros, a opção pode ser o Roteiro dos Mirantes, uma trilha que parte do Morro da Nova Cintra. E a Área Continental também oferece seus atrativos, como a trilha pela Fazenda Cabuçu, que recebe o turista com uma cachoeira de cerca de 10 metros de altura, que desce sobre uma enorme rocha, que se torna um escorregador, e forma uma grande piscina natural.

Para conhecer e obter os contatos das agências de ecoturismo cadastradas na Prefeitura confira aqui.

Comida e bebida também são outros pontos que agradam a todos que chegam aqui. Um destaque fica com a primeira Rua Gastronômica de Santos, a Tolentino Filgueiras, no Gonzaga, que reúne uma variedade de restaurantes e bares para todos os gostos.

Outro passeio sugerido para aqueles que não dispensam uma ‘gelada’ é a Rota da Cerveja Artesanal. Criada pela Prefeitura e operada por agências particulares, permite que as pessoas conheçam cinco cervejarias santistas, com direito a degustação.

Além do Parque Valongo, Santos vai ganhar mais fôlego como destino. Recentemente, o Governo do Estado criou o Distrito Turístico de Santos para atrair mais investimentos. Área vai abranger a região do Centro Histórico – que passa por diversas obras que vão reforçar o apelo turístico, como o próprio Parque Valongo, o novo Mercado Municipal e a revitalização da Rua XV de Novembro – e a Vila Belmiro, com sua ligação histórica com o Santos FC e Pelé, o que também atrai muitos visitantes ao Memorial das Conquistas do clube.

Outras informações turísticas de Santos podem ser obtidas no Portal Turismo Santos

Fonte: Egle Cisterna / Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens:  Isabela Carrari, Francisco Arrais, Carlos Nogueira, Marcelo Martins e Raimundo Rosa/Arquivo PMS