Atrações culturais, música, lazer, café, um mar de flores e a magia do Natal. Não vão faltar motivos para santistas e turistas visitarem o Centro Histórico de Santos no segundo semestre, com os eventos que a Prefeitura está preparando.
Em 2023, para se ter uma ideia, mais de 442 mil pessoas compareceram aos festivais que a Administração Municipal tem realizado no Centro como forma de incentivar a revitalização desta região da Cidade. Para este ano, a perspectiva é de atrair ainda mais gente, já que alguns destes festivais serão reforçados.
Exemplo disso é o Festival Santos Café, marcado para o feriado prolongado de 6 a 9 de julho. A programação será divulgada nos próximos dias. Porém, vale lembrar que ele terá um dia a mais de duração do que a versão do ano passado, que atraiu mais de 90 mil santistas e turistas.
O Parque Valongo, que a partir de julho se tornará o mais novo complexo turístico da Cidade e maior projeto de revitalização da área portuária santista, será palco do próximo evento do Centro Histórico. Entre 12 de julho e 4 de agosto, entidades beneficentes do Município vão tocar o centro gastronômico para arrecadar recursos para seus projetos.
A Festa Inverno – Santos 2024 ocupará a área do Armazém 4, com 2.400m² onde, além da infraestrutura para a montagem de lanchonetes e restaurantes, haverá palco para shows e demais atrações.
Os participantes terão acesso ainda a toda a estrutura, como píer de contemplação fixo, píer flutuante para atracação de pequenas embarcações, playground, quadras e uma roda gigante que será instalada no local especialmente para a festividade.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, explicou que a Prefeitura tem investido nos festivais porque são parte essencial do processo de revitalização do Centro Histórico.
“O sucesso de público que temos registrado confirma que está é a estratégia correta. Além de atrair mais visitantes e divulgar a Cidade, ainda procuramos incentivar a economia criativa, dando oportunidade para que empreendedores locais apresentem e vendam seus produtos em todos estes festivais temáticos”.
“O turismo é uma atividade reconhecida mundialmente como mola propulsora de desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda para a população. E os festivais, junto com o Turismo de Negócios, alavancado por termos um dos mais modernos centros de convenções do Brasil, são parte essencial deste processo”, acrescentou a titular da Seectur.
Primeiro evento oficial do Parque Valongo será a Festa Santos Inverno- 2024
Imigrantes
Os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil serão comemorados no fim de semana entre 31 de agosto e 1º de setembro. Outro tradicional e anual tributo a esses e outros povos que ajudaram a construir o País está marcado para o feriadão de 12 de outubro: o Festival do Imigrante ocupa o Centro com muitas danças e comidas típicas de vários países, oficinas e outras atrações para toda a família.
A chegada da estação mais colorida do ano, em 21 de setembro, será celebrada mais uma vez com milhares de flores decorando toda a Cidade, música, lazer e gastronomia na Primavera Criativa.
Maior evento de cultura pop do País, o Santos Criativa Festival Geek, organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), está previsto para o feriado da Proclamação da República (15 de novembro). E, para receber o período de festas, a partir de dezembro o Centro Histórico se enche de luz e magia com o Natal Criativo.
Na opinião do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), Arthur Veloso, os eventos da Prefeitura são extremamente positivos porque fomentam o setor e fazem com que as empresas tenham a possibilidade de demonstrar a qualidade do serviço.
“A nossa região é conhecida pelas praias e verão empolgante, mas essas atrações culturais fora de temporada incentivam o crescimento do setor, independentemente da época do ano. E Santos está cada vez mais atrativa, caminhando lado a lado com os hotéis, bares e restaurantes, a fim de proporcionar a melhor experiência aos turistas e à população”.
Fonte: Nilton Sérgio / Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Divulgação