O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deslocou-se pela primeira vez a Portugal esta terça-feira, tendo sido recebido pelo chefe de Estado e pelo primeiro-ministro para a assinatura de um acordo de cooperação bilateral para dez anos.
A viagem do líder ucraniano tem como objetivo de “aprofundar as excelentes relações entre os dois estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa”.
Volodymyr Zelensky, que chega a Portugal depois de uma visita a Espanha e à Bélgica, terá primeiro um encontro na residência oficial do primeiro-ministro, Luís Montenegro, onde será assinado um acordo bilateral, e depois será recebido pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
De acordo com a mesma nota divulgada pelo Palácio de Belém e por São Bento, esta visita de Zelensky “será ainda oportunidade para reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kiev”.
Fonte e crédito da imagem: Jornal de Notícias / Portugal