Pesquisar
Close this search box.

Pela terceira vez, Guarujá é reconhecida pelo Sebrae como Prefeitura Empreendedora

Pela terceira vez, Guarujá é certificada e reconhecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como uma prefeitura empreendedora.

A Cidade ficou entre os 235 projetos finalistas da 12ª edição do Prêmio “Prefeitura Empreendedora”, na categoria Cidade Empreendedora.

A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (12), no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo e contou com a presença do Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França.

Nesta edição, o Município participou com o Projeto: “Desenvolve Guarujá – Empreendedorismo como Política Pública”, que destaca os avanços no estímulo e fomento das micro e pequenas empresas dos últimos sete anos.

Guarujá tem hoje mais de 34 mil microempreendedores formalizados, sendo que 38% são prestadores de serviço, 33% do comércio fixo e, os outros 11%, internet. Em 2017, eram somente 13 mil MEIs.

A Pérola do Atlântico concorreu com os 629 municípios de todo o Estado, cuja premiação foi dividida em 10 categorias. A Prefeitura de Guarujá esteve representada pelo diretor de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep).

“Isso confirma a visão da gestão municipal em fazer, de fato, o empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. É um trabalho contínuo e em constante evolução, que segue firme e comprometido em tornar Guarujá uma cidade cada vez mais próspera”.

Prêmio – Realizado a cada dois anos, o “Prefeitura Empreendedora” tem como objetivo destacar o papel dos municípios e gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

Município tem forte rede de apoio para mais de 34 mil MEIs

Por meio do “Desenvolve Guarujá”, os mais de 34 mil microempeendedores formalizados na Cidade dispõem de uma robusta rede de apoio efetiva, composta por uma atuação conjunta entre Sala do Empreendedor, Sebrae Aqui e Banco do Povo. Essas estruturas funcionam de maneira integrada na sede da Sedep.

No projeto reconhecido pelo Sebrae constam políticas públicas que têm permitido a evolução de Guarujá no ambiente de negócios desde 2017.

Dentre elas estão, principalmente, cursos e iniciativas de capacitação empreendedora; a desburocratização na abertura de empresas com a digitalização dos procedimentos; além dos projetos de inclusão produtiva (como o Sebrae Delas e Acessuas Trabalho), que capacita e gera renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guarujá