O mar de Guarujá emocionou cerca de 40 pessoas com deficiência (PCD) e seus familiares, vindos de Hortolândia, interior do Estado de São Paulo.
No último domingo eles realizaram um sonho, ao conhecerem a Praia da Enseada. O momento contou ainda com prática de surfe e caminhada pela orla. A iniciativa do Instituto Pernas Voluntárias teve apoio da Prefeitura.
Logo cedo, as famílias participaram de um café da manhã no Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba) e fizeram uma caminhada na Avenida Miguel Estefno.
Os visitantes foram auxiliados por voluntários do Pernas Voluntárias, Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), Educasurf e Surf Especial, que também apoiaram o evento.
Logo depois, com auxílio de quatro cadeiras anfíbias adaptadas oferecidas pela Prefeitura de Guarujá, as famílias entraram nas águas da Praia da Enseada.
“Eu pensei que morreria e jamais conheceria a grandeza que é o mar”, declarou Isabel Fernandes, uma das mães visitantes.
A fundadora e presidente do Pernas Voluntárias, Cristiane Rocha, comemorou o dia marcante.
“Será inesquecível pelo resto de nossas vidas. Levar essas pessoas com deficiência para o mar, ver o sorriso de cada uma quando estava naquela prancha, nas cadeiras anfíbias ou até mesmo ouvindo o barulho da onda batendo nas rodas dos triciclos, me deixa sem palavras. Quero somente agradecer por viver este momento único”, celebrou.
Pernas Voluntárias
O Instituto Pernas Voluntárias é uma organização independente, privada, de interesse público. Foi fundado em 2016, na cidade de Hortolândia, com intuito de atender a demanda de serviços de apoio comunitário aos deficientes, por meio da prática de esporte.
Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guarujá