“A Sustentabilidade do Regadio: Desafios e Oportunidades” é o tema do 9º Congresso Nacional de Rega e Drenagem, que se realiza entre esta terça e quinta-feira, dias 18 a 20, no Instituto Politécnico de Beja.
Promovido pelo Centro Operativo e Tecnológico do Regadio (COTR), que tem sede em Beja, em parceria com várias entidades públicas e privadas, o fórum vai debater temáticas em torno das áreas da eficiência, energia, economia e ecologia.
Segundo a organização, trata-se de áreas que “refletem as preocupações e os compromissos deste setor estratégico da nossa economia com a melhoria do uso e da gestão da água e da energia na agricultura, o aumento da produtividade da água e a diminuição do impacto ambiental associado à rega”.
“O regadio é indispensável para a competitividade e a sustentabilidade da agricultura portuguesa num cenário de alterações climáticas que impõe desafios crescentes à produção de alimentos e que, simultaneamente, exige um uso criterioso do recurso água”, acrescenta Gonçalo Morais Tristão, presidente do COTR.
Nesse sentido, ao longo dos três dias, o congresso conta no programa com várias mesas redondas com convidados de excelência, especialistas em agricultura e ambiente, bem como a apresentação de projetos de investigação aplicada inovadores e relevantes para o futuro da rega e da drenagem.