Em 2024, quando se comemora os 150 anos da imigração italiana do Brasil, Santos terá uma programação especial durante todo o ano. A celebração já pode ser vista em vários locais da Cidade a partir desta semana. Nesta quinta-feira (29), o bonde que fica na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, ganhou uma decoração alusiva ao tema.
O equipamento será visitado por uma comitiva italiana, composta por 13 integrantes da prefeitura de Gênova e empresários. Eles estão na Cidade para participar das homenagens à chegada dos primeiros imigrantes vindos da Itália para os portos brasileiros. Em 1874, 380 italianos chegaram ao País no navio Sofia, marcando o início dessa troca cultural.
Dentro da programação de comemoração, nesta sexta-feira (1º), o prefeito Rogério Santos assina o Pacto de Amizade e Colaboração entre Gênova, na Itália, e Santos, que torna os dois municípios cidades-irmãs e reforça os laços para a promoção de trocas culturais e de colaboração em setores comuns e estratégicos como o portuário, turismo, esporte, educação e arte, além de boas práticas administrativas e no conceito de cidades inteligentes.
O documento será assinado pelo vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi, que está na comitiva.
“Essa irmanação tem o objetivo de fazer um intercâmbio tanto cultural quanto empresarial e de turismo entre as duas cidades, para que os italianos venham a Santos e os santistas possam conhecer a Itália. Isso é muito importante”, afirma a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, que destaca que, durante o ano, outros eventos serão realizados dentro das comemorações do centésimo quinquagésimo aniversário da imigração italiana, como a Festa da Achiropita santista e uma programação especial da Itália no Festival do Imigrante.
Outros eventos
Ainda na sexta, a comitiva italiana participa de uma rodada de negócios, na Associação Comercial de Santos (ACS), com empresários santistas, e da abertura da exposição ‘Imigrantes do Café’, na sede da Construtora Phoenix (Rua XV de Novembro, 141).
Este último evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Santos e com o Museu do Café, apresenta ao público o cruzamento da história da imigração e do café no Brasil entre fins do século 19 e começo do 20 e o percurso do imigrante e o seu envolvimento com o grão desde o desembarque no porto de Santos até o consumo diário.
No sábado (2), dando continuidade aos eventos do início da imigração, será inaugurado o mural ‘Um mar de esperança’, na Rua Tuiuti, no Centro Histórico, que retrata o trajeto dos italianos a Santos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Raimundo Rosa