Pesquisar
Close this search box.

Santos inicia comemorações dos 150 anos da imigração italiana com bonde temático

Em 2024, quando se comemora os 150 anos da imigração italiana do Brasil, Santos terá uma programação especial durante todo o ano. A celebração já pode ser vista em vários locais da Cidade a partir desta semana. Nesta quinta-feira (29), o bonde que fica na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, ganhou uma decoração alusiva ao tema.

O equipamento será visitado por uma comitiva italiana, composta por 13 integrantes da prefeitura de Gênova e empresários. Eles estão na Cidade para participar das homenagens à chegada dos primeiros imigrantes vindos da Itália para os portos brasileiros. Em 1874, 380 italianos chegaram ao País no navio Sofia, marcando o início dessa troca cultural.

Dentro da programação de comemoração, nesta sexta-feira (1º), o prefeito Rogério Santos assina o Pacto de Amizade e Colaboração entre Gênova, na Itália, e Santos, que torna os dois municípios cidades-irmãs e reforça os laços para a promoção de trocas culturais e de colaboração em setores comuns e estratégicos como o portuário, turismo, esporte, educação e arte, além de boas práticas administrativas e no conceito de cidades inteligentes.

O documento será assinado pelo vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi, que está na comitiva.

“Essa irmanação tem o objetivo de fazer um intercâmbio tanto cultural quanto empresarial e de turismo entre as duas cidades, para que os italianos venham a Santos e os santistas possam conhecer a Itália. Isso é muito importante”, afirma a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, que destaca que, durante o ano, outros eventos serão realizados dentro das comemorações do centésimo quinquagésimo aniversário da imigração italiana, como a Festa da Achiropita santista e uma programação especial da Itália no Festival do Imigrante.

Ainda na sexta, a comitiva italiana participa de uma rodada de negócios, na Associação Comercial de Santos (ACS), com empresários santistas, e da abertura da exposição ‘Imigrantes do Café’, na sede da Construtora Phoenix (Rua XV de Novembro, 141).

Este último evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Santos e com o Museu do Café, apresenta ao público o cruzamento da história da imigração e do café no Brasil entre fins do século 19 e começo do 20 e o percurso do imigrante e o seu envolvimento com o grão desde o desembarque no porto de Santos até o consumo diário.

No sábado (2), dando continuidade aos eventos do início da imigração, será inaugurado o mural ‘Um mar de esperança’, na Rua Tuiuti, no Centro Histórico, que retrata o trajeto dos italianos a Santos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Raimundo Rosa