Pesquisar
Close this search box.

Santos terá parque destinado à preservação de mangues. Praça de lazer já está disponível para moradores da Zona Noroeste

Moradora do Santa Maria há 24 anos, a pedagoga Jane da Conceição Santos, 47, está preocupada com seu filho Felipe, 8. A base da rotina do garoto é ir para escola e ficar em casa ligado no celular.

Na tarde desta quinta-feira, Jane comemorou a mudança de rotina de sua família: na esquina da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Pedro Paulo Di Giovanni foi inaugurada a Praça Verde, uma parte do Parque dos Mangues.

Considerado o primeiro parque fluviomarinho da Cidade, o Parque dos Mangues terá áreas no Chico de Paula e Santa Maria, na Zona Noroeste. O espaço terá 260 mil metros quadrados, ou o equivalente a 36 campos de futebol, e será destinado ao lazer, à inclusão social e à educação ambiental.

O anúncio do Parque dos Mangues foi feito pelo prefeito Rogério Santos na inauguração da Praça Verde. Este espaço fica aberto todos os dias, das 7h às 18h, e oferece opções de bem-estar e lazer à população, como pista de caminhada, academia e brinquedos para as crianças.

As duas bases do Parque dos Mangues hoje são a Ecofábrica, que fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 454, Chico de Paula, e a Praça Verde, na esquina da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Pedro Paulo Di Giovanni, no Santa Maria.

A terceira base deve ser entregue ainda este ano e será a de número 5, no Conviverde, na Rua Pedro Paulo Di Giovanni, entre as ruas Pascoal Lembo e Roberto Molina Cintra.

A obra da Praça Verde, executada em área de 900m², pelas secretarias de Serviços Públicos (Seserp) e Prefeituras Regionais (Sepref), compreendeu movimentação de terra e limpeza do terreno, adequações no muro, abertura para novos portões, pintura e grafite, criação de pista de caminhada, instalação de postes, brinquedos e academia para terceira idade.

O paisagismo, instalação de pergolado, bancos e mesas e limpeza da fachada lateral foram realizados pela Ecofábrica Rivaldo Santos de Almeida. O custo total da obra foi de R$ 273.591,48.

Ao falar dos novos equipamentos, o prefeito Rogério Santos destacou que graças às parcerias é possível realizar coisas grandiosas como o Parque dos Mangues. “Com cada um dando sua contribuição, teremos sete bases neste parque. Quem sabe podemos conseguir fazer como no passado: dar um mergulho e pegar caranguejo novamente no mangue? Se estivermos juntos, isso será possível”, afirmou.

Um dos idealizadores da praça e do Parque dos Mangues, o responsável pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) da Prefeitura, Rivaldo Santos, lembrou que a entrega da praça e o anúncio do parque dão fim a “uma espera de 60 anos dos moradores do Santa Maria”.

Presidente da Sociedade de Melhoramentos do Santa Maria, Alcides Fonseca, o Cidão, afirmou que o local onde foi criada a praça estava totalmente degradado no passado. “O mangue não estava sendo preservado. Graças à Prefeitura esta realidade mudou”.

A Praça Verde recebeu o nome de José Novais, em homenagem ao ex-presidente da Sociedade de Melhoramentos do Santa Maria, que morreu recentemente.

Também foi prestada homenagem a Paulinho da Avícola, como é conhecido Paulo Rodrigues Pereira, comerciante mais antigo do bairro, cujo nome foi dado a um recanto no espaço.

O Parque Municipal Manguezais de Santos – Parque dos Mangues prevê uma maior inclusão social para comunidade, com áreas de lazer para todas as idades.

Além da função contemplativa, destina-se a ações de educação ambiental, visando difundir a importância da conservação e preservação do manguezal, bioma costeiro de transição entre a terra e o mar, no caso, o Rio São Jorge.

Ao longo de seus 260 mil metros quadrados, o Parque dos Mangues ocupará uma área cedida pela União. Terá a função de corredor ecológico em área urbana, com características contemplativas e educacionais, com uma vegetação de Mata Atlântica e formações de manguezais, compostas por flora, como o mangue branco, preto e vermelho, e fauna associadas, entre as quais aves, mamíferos e primatas.

Um grupo de técnico de trabalho (GTT) será criado pela Prefeitura para viabilizar a implementação das demais bases do Parque e promover estudos e debates para criação de outros parques verdes no Município.

A ideia é implantar as novas bases com a participação de jovens da comunidade que moram no entorno do parque, como a Vila Alemoa e a Prainha.

Eles farão parte de um programa de capacitação em zeladoria ambiental e paisagismo sustentável, com pagamento de bolsas de estudo, a ser desenvolvido na Ecofábrica. Na inauguração da praça, crianças jogaram sementes de árvores no mangue.

1ª Base

Ecofábrica

Av. Nossa Senhora de Fátima, 454, Chico de Paula

2ª Base

Praça Verde

Av. Nossa Senhora de Fátima com a Rua Pedro Paulo Di Giovanni, Santa Maria

3ª Base

Parque Trilha

Rua Pedro Paulo Di Giovanni, entre as ruas Maestro Antônio Garófalo e Sizino Patusca, Santa Maria

4ª Base

Bosque Santa Maria

Rua Pedro Paulo Di Giovanni, entre as ruas Sizino Patusca e Pascoal Lembo, Santa Maria

5ª Base

Conviverde

Rua Pedro Paulo Di Giovanni, entre as ruas Pascoal Lembo e Roberto Molina Cintra

6ª Base

Ecomangue

Trecho da margem do Rio dos Bugres, da Rua Júlia Ferreira de Carvalho com a Av. Nossa de Fátima, até área do final da Travessa São Jorge, Chico de Paula

7ª Base

Prainha

Av. Jornalista Armando Gomes (Beira Rio), da área da antiga Prainha (atualmente Mangue Seco).

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Isabela Carrari / PMS