Os preços da habitação caíram no terceiro trimestre de 2023, tendo registado uma descida de 2,1% na zona euro e de 1% na União Europeia (UE), em comparação com o período homólogo de 2022, segundo dados divulgados pelo Eurostat nesta quarta-feira.
No segundo trimestre de 2023, os preços das casas também tinham registado uma descida, de 1,5% na zona euro e de 0,9 na UE.
Comparando com os preços apresentados no terceiro trimestre, os preços da habitação aumentaram 0,3% na zona euro e 0,8% na UE.
Entre os Estados-membros, o Luxemburgo foi o país que registou a maior queda, de 13,6%, seguido da Alemanha, com uma descida de 10,2% e da Finlândia, com um decréscimo de 7%.
Já os maiores aumentos foram registados na Croácia com 10,9%, na Polónia com 9,3% e Bulgária com 9,2%. Portugal registou uma subida de 7,6%.
Em comparação com o trimestre anterior, os preços da habitação mantiveram-se estáveis em Itália, diminuíram em sete Estados-membros e aumentaram em dezoito Estados-membros, tendo a Polónia registado o maior aumento trimestral, na ordem dos 4,5%, enquanto o Luxemburgo registou a maior queda de 6,3%. Já Portugal registou um acréscimo de 1,8% em termos trimestrais.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal