O maior evento de cultura pop gratuito do Brasil chegou ao fim neste domingo com uma marca histórica: o quinto Santos Festival Geek reuniu mais de 90 mil pessoas e superou o recorde da última edição (85 mil pessoas, em 2022).
O público lotou as ruas e sete pontos do Centro Histórico durante quatro dias da programação. A abertura foi realizada na noite de quarta-feira (1º), no Teatro do Sesc (Aparecida).
“A cada edição, o festival cresce mostrando o potencial de Santos no cenário cultural do país e da região central como palco dos grandes eventos na Cidade, que ainda terá muitas atrações neste ano, o Festival Afro & Empreendedorismo, neste mês, e o Natal Criativo, em dezembro”, destaca o prefeito Rogério Santos.
O Centro Histórico também será a casa da sexta edição do Festival Geek, que já tem data: 14 a 17 de novembro de 2024.
“Já começamos a nos programar para o ano que vem. O nosso compromisso é entregarmos um festival cada vez melhor para os apaixonados pelo universo geek e as famílias que se unem para curtir nossas atrações”, frisa o secretário de Cultura, Rafael Leal, que fez um balanço da quinta edição histórica.
“O público, mais uma vez, abraçou nosso festival e o número de pessoas de fora da região que veio curtir o evento aumentou significativamente. Movimentamos a cadeia criativa e produtiva mostrando para todos que é possível realizar um evento democrático e que abre as portas para todos”, resume Leal.
Outra mostra da grandeza alcançada pelo evento foi a etapa do Campeonato Mundial de Cosplay realizada neste domingo (5). “Em 16 etapas realizadas em todo o País, desde o ano passado, a daqui foi a que recebeu o maior número de inscritos”, afirmou a coordenadora do WCS Brasil, Anamara Caiado.
Depois de um dia de análise dos julgadores, que envolveu uma minuciosa avaliação antes dos desfiles para o público, onde foram observados os materiais utilizados nos trajes, a fidedignidade dos adereços e as caracterizações, saíram vencedores da disputa os cosplayers Michi e Biel, com as personagens Velvet e Rainha Odette, do game Odin Sphere.
Com a vitória, a dupla garantiu vaga na final nacional em São Paulo, no próximo ano, que garantirá ao campeão a oportunidade de competir no Mundial, disputado no Japão. “Para mim é uma honra vencer esta etapa. Eu sou de Santos e isso me deixa ainda mais feliz”, comentou Michi. Sobre o processo de competir em dupla – normalmente as competições são no formato individual – Biel explicou: “A gente se conhece há mais de 10 anos. Então, o entrosamento foi bem fácil”.
Mais atrações
O domingo foi muito movimentado em todos os pontos do evento, principalmente no palco principal, que recebeu a volta do ator Ailton Graça, acompanhado do diretor Silvio Guindane, no painel sobre ‘Mussum, o filmis’.
O grupo Originais do Samba também marcou presença, assim como os dubladores do Homem Aranha: Manolo Rey, Sérgio Cantú e Wirley Contaifer.
Para encerrar o festival com chave de ouro, a Fresno fez o show com maior presença de público na história do evento. Para garantir que todos pudessem acompanhar, a organização instalou um telão do lado de fora do Arcos do Valongo, que ficou completamente tomado pelos fãs da banda emo.
O Santos Festival Geek é uma realização da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem apoio da Secretaria de Cultura Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sanrtos
Crédito das imagens: Francisco Arrais / PMS