Pesquisar
Close this search box.

Revitalização da Rua Azevedo Sodré, em Santos, começa por mudanças no trânsito dia 9

O trecho da Rua Azevedo Sodré, entre as avenidas Conselheiro Nébias e Washington Luís (canal 3), no Boqueirão, vai passar por obras de grande porte a partir do próximo dia 9. O prazo para conclusão dos serviços é de seis meses.

CONFIRA AS ALTERAÇÕES

VEJA O MAPA

VÍDEO

A CET-Santos já orientou moradores e comerciantes da rua e imediações sobre as mudanças viárias necessárias em decorrência das intervenções.

A sinalização será implantada no dia 8 e as mudanças começam a valer à zero hora do dia 9. Agentes da CET-Santos estarão nos pontos de mudança para orientar os motoristas. Nesta semana também será realizada panfletagem no bairro com orientações sobre as alterações durante as obras (mais detalhes abaixo).

Considerado um dos corredores comerciais mais charmosos da Cidade, o trecho terá novo sistema de drenagem, fiação embutida (redes de telefonia e internet), calçadas acessíveis, novas guias e sarjetas, repavimentação, nova arborização e mais segurança com nova lombofaixa.

A série de intervenções foi apresentada esta quarta-feira à imprensa pelo prefeito Rogério Santos, pelos secretários de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, de Serviços Públicos, Wagner Ramos, e pelo diretor da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

A obra será executada pela Fortnort Engenharia, vencedora da licitação para a realização do projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com investimento de R$ 6.272.790,94, valor custeado com verba do governo estadual.

A revitalização e modernização da Azevedo Sodré tem o objetivo de impulsionar a vocação da área, visando valorizar e fomentar a prática sustentável para desenvolvimento urbanístico, econômico e social da Cidade. “Ano passado conseguimos junto ao Governo do Estado recursos na ordem de R$ 170 milhões para investir na zeladoria do Município, principalmente na pavimentação de ruas”.

“Nesse pacote de 74 ruas, priorizamos três que têm a função de desenvolvimento econômico, com uma atividade comercial importante como é o caso da Azevedo Sodré, no Boqueirão; da Álvaro Guimarães, na Zona Noroeste, que é a rua do comércio local, e também da Trabulsi, na Ponta da Praia, que tem um comércio muito atuante”, afirmou o prefeito. E concluiu. “Vamos revitalizar as vias, tornando-as mais seguras para os pedestres, valorizando o comércio local e incentivando o desenvolvimento econômico”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, explica sobre a intenção de criar uma identidade para a rua. “A Azevedo Sodré é uma rua muito importante da Cidade, crucial no deslocamento das pessoas, e que tem uma característica própria, com muitas casas comerciais. Padronizar e embelezar essa via já era uma solicitação antiga dos comerciantes, mas não faremos só isso, vamos modernizá-la como um todo, garantindo infraestrutura e acessibilidade”, esclareceu.

Os trabalhos serão realizados por etapas. A primeira fase da obra, com início previsto para o dia 10 de maio (quarta-feira), será feita entre a Avenida Washington Luís (canal 3) e a Rua Eloy Fernandes. A segunda será da Rua Eloy Fernandes à Rua Firmino Barbosa. O terceiro trecho será entre as ruas Firmino Barbosa e Waldomiro Silveira. Já a quarta e última etapa será entre a Waldomiro Silveira e a Avenida Conselheiro Nébias.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Wagner Ramos, a divisão por etapas se deve ao comércio e grande circulação de veículos. “A execução das obras será realizada das 7h às 17h, por isso a necessidade de ser realizada por etapas para minimizar os transtornos aos moradores, comerciantes e pessoas que circulam pelo local, e para que possamos finalizá-la no menor tempo possível”.

Para viabilizar a execução da obra e minimizar os transtornos aos pedestres e motoristas, o trecho de 500 metros (entre Av. Conselheiro Nébias e canal 3) terá garantido o acesso local durante todas as etapas dos trabalhos. Isso significa que moradores, comerciantes e clientes poderão entrar na via e estacionar seus veículos, desde que as obras não estejam ocorrendo na quadra.

Para melhorar a mobilidade dentro do bairro, algumas vias terão alterações na mão de direção. A Rua Minas Gerais terá a mão invertida, a partir de 9 de maio, servindo como uma das rotas alternativas à Rua Azevedo Sodré em direção ao canal 3.

Algumas ruas que hoje têm mão única, também apenas durante as obras, passarão a ter sentido duplo. São elas:

  • Rua Valdomiro da Silveira
  • Rua Firmino Barbosa, entre ruas Thiago Ferreira e Azevedo Sodré
  • Rua Ivampa Lisboa
  • Rua João Pinho
  • Rua Eloy Fernandes, entre as ruas Thiago Ferreira e Azevedo Sodré
  • Já a Rua Samuel Bacarat passará a operar no sentido contrário para dar acesso à Rua Itapura de Miranda.

Os motoristas deverão ficar atentos à sinalização de trânsito, pois, para melhorar a fluidez, algumas vias da região terão proibição de estacionamento.

Os motoristas que vêm dos bairros Boqueirão, Embaré, Aparecida ou Ponta da Praia com destino ao Gonzaga, Pompeia e Campo Grande deverão utilizar as ruas Mato Grosso ou Minas Gerais. Lembrando que esta última passará a operar no sentido inverso, ou seja, da Av. Conselheiro Nébias para o canal 3.

O retorno na Av. Washington Luís, junto à Rua Galeão Carvalhal, no sentido praia/Centro estará desativado, mas o motorista poderá utilizar a rota formada pelas ruas Gov. Pedro de Toledo, da Paz e Minas Gerais.

A partir do canal 3, quem tem como destino a Rua Minas Gerais (que estará com mão invertida), poderá fazer a rota pela Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Conselheiro Nébias e acessar a Rua Minas Gerais.

A linha municipal 40 continuará atendendo a região, fazendo o seguinte itinerário:

No sentido Gonzaga/Boqueirão fará o percurso a partir do canal 3, pela Rua Governador Pedro de Toledo e Av. Conselheiro Nébias (sentido praia/Centro), seguindo o trajeto habitual.

No sentido Boqueirão/Gonzaga, passará pela Av. Conselheiro Nébias (sentido Centro/praia), Rua Mato Grosso, canal 3 (Centro/praia) e Rua Azevedo Sodré, seguindo seu percurso original.

Uma ampla sinalização da CET-Santos orientará os motoristas que passam pela Rua Azevedo Sodré, além dos que utilizam as vias próximas do Boqueirão. O Santos Portal e as redes sociais da Prefeitura também disponibilizam todas as informações sobre a obra e as mudanças no trânsito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos