Pesquisar
Close this search box.

38 anos, 38 momentos marcantes da carreira de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo celebra, este domingo,  38 anos de idade. 38 anos recheados de títulos, recordes e golos, distribuídos por cinco clubes (Sporting, Manchester United (duas vezes), Juventus, Real Madrid e Al Nassr), além da seleção nacional. Em jeito de retrospectiva, o SAPO Desporto reuniu alguns dos momentos mais marcantes do percurso do futebolista português.

Recorde 38 momentos de CR7

1.º Estreia pelo Sporting

Foi a 13 de agosto de 2002 que Cristiano Ronaldo, então com 17 anos, fez o primeiro jogo com a camisola do Sporting, numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Inter de Milão. O jovem avançado entrou aos 68 minutos para o lugar de Toñito.

2.º – Primeiro golo como profissional pelo Sporting

Dois meses depois da estreia, chegou o primeiro golo de ‘leão’ ao peito. A 07 de outubro de 2002, o primeiro tento de Cristiano Ronaldo, como profissional, aconteceu frente ao Moreirense, no triunfo do Sporting por 3-0, acabando por bisar na partida. Deixaria o clube de Alvalade com um total de cinco golos.

3.º – Inauguração do Estádio José Alvalade frente ao Manchester United

6 de agosto de 2003 é uma data histórica para o Sporting e para Cristiano Ronaldo. Foi precisamente neste dia que o novo Estádio José Alvalade foi inaugurado e que o avançado português se catapultou para uma brilhante carreira no futebol internacional. Frente ao Manchester United, o jogador assinou uma exibição soberba, acelerando a mudança para Inglaterra.

Amigável contra o Manchester United (06/08/03)

4.º Apresentação como jogador dos ‘red devils’

Cristiano Ronaldo foi apresentado em Old Trafford no dia 13 de agosto de 2003, com o estatuto de adolescente mais caro da história da Premier League – 15 milhões de euros. Ao seu lado estava o brasileiro Kléberson.

Apresentação de Cristiano Ronaldo no Manchester

5.º – Estreia pela Seleção A portuguesa

Foi a 20 de agosto de 2003, num jogo em Chaves com o Cazaquistão, que Ronaldo se estreou com a camisola da seleção das quinas. Com apenas 18 anos,o jovem  foi aposta de Scolari, substituindo Luís Figo após o intervalo.

6.º Primeiro golo com a camisola do Manchester

O primeiro golo com a camisola dos ‘red devils’ surgiu no dia 1 de novembro de 2003, na vitória por 3-0 frente ao Portsmouth.

7.º O primeiro título: Taça de Inglaterra

Foi no dia 22 de maio de 2004 que o craque luso conquistou o primeiro título em Inglaterra. Ronaldo foi decisivo para a conquista do Taça de Inglaterra ao apontar o primeiro golo no triunfo sobre o Cardiff.

8.º Primeiro golo oficial pela Seleção

A 12 de junho de 2004 estreia-se a marcar pela equipa das quinas no primeiro jogo do Euro 2004. Ronaldo fez o golo de honra ao minuto 90+3 na derrota da seleção contra a Grécia por 2-1. Antes, já tinha marcado ao Paraguai num amigável.

35 anos de CR7, 35 momentos

9.º – Lágrimas na final do Euro 2004 

É uma das imagens mais marcantes da final do Europeu de 2004. O avançado português não conseguiu conter as lágrimas após a derrota de Portugal na final em casa frente à Grécia.

10.º – Primeiro título na Premier League

Foi no final da época 2006/2007 que Cristiano Ronaldo conquistou o primeiro título na Premier League, então ao serviço do Manchester United.

11º – Primeiro título na Liga dos Campeões 

A 21 de maio de 2008, o craque português apontou o primeiro golo da partida na final frente ao Chelsea, que ficou decidida apenas nas grandes penalidades. CR7 marcou o seu oitavo golo na prova na final de Moscovo, mas acabaria por ‘tremer’ na altura de marcar a grande penalidade, permitindo a defesa do checo Petr Cech.

12º – Primeira Bola de Ouro

A 2 de dezembro de 2008, Cristiano Ronaldo é pela primeira vez eleito o Melhor Jogador do Mundo e recebe a Bola de Ouro. O avançado ainda vestia a camisola do Manchester United, naquela que seria a última época em Old Trafford. Lionel Messi ficou em segundo lugar nesta corrida e Fernando Torres fechou o pódio.

A sua primeira Bola de Ouro (2008)

13.º – Melhor do Mundo também para a FIFA

Depois da distinção da France Footbal, Ronaldo viu-se pouco tempo depois, no início de 2009, considerado também pela FIFA como o Melhor Jogador do Mundo.

14.º – Hala Madrid

No dia 6 de julho de 2009, depois de seis temporadas ao serviço do Manchester United, Ronaldo realizou o sonho de assinar pelo Real Madrid. Na altura, o jogador português saltou para o primeiro posto das transferências mais caras de sempre: custou mais de 95 milhões de euros aos cofres ‘merengues’.

15.º – De CR9 para CR7

Foi em 2010/2011 que Ronaldo trocou a camisola 9 pela mítica camisola 7 no Real Madrid, sucedendo a jogadores como Kopa, Butragueño ou Raúl.

16º – Primeiro título no Real Madrid

No dia 20 de abril de 2011, Ronaldo conquistou o primeiro título ao serviço do Real Madrid, a Taça do Rei. Os ‘merengues’ não venciam a competição há 18 anos e o português foi decisivo ao apontar o único golo da partida frente ao Barcelona.

17º – Primeiro título da La Liga 

Foi em 2011/12 que Ronaldo conquistou o primeiro campeonato ao serviço do Real Madrid.

21.º – Condecorado pelo Presidente da República

Em 2014, o então Presidente da República Cavaco Silva condecorou Cristiano Ronaldo com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a segunda condecoração mais importante dentro da categoria.

22.º – La Decima

Foi no Estádio da Luz que Cristiano Ronaldo conquistou a 10.ª Liga dos Campeões da história do Real Madrid. A equipa ‘merengue’ venceu o Atlético Madrid por 4-1, numa final que teve de ser decidida já no prolongamento, depois do empate 1-1 no tempo regulamentar. O português fez um dos golos.

23.º – Terceira Bola de ouro

A 12 de janeiro de 2015, o craque português voltou a vencer mais uma Bola de Ouro, a terceira da carreira. Lionel Messi e Manuel Neuer eram os outros finalistas.

24.º – Melhor marcador da história do Real Madrid

Ronaldo só precisou de 308 jogos para se tornar no melhor marcador da história do Real Madrid, ao apontar o seu golo 323, batendo Raúl González.

25.º – Terceira Champions da carreira

No dia 28 de maio de 2016, Ronaldo conquistou terceira Liga dos Campeões. No Estádio Giuseppe Meazza e em novo duelo com o Atlético de Madrid, os ‘merengues’ acabaram por levar a melhor nas grandes penalidades.

26º – Conquista do Euro 2016 com a seleção portuguesa

Depois da lesão sofrida nos minutos iniciais do embate com a França, Ronaldo e a seleção portuguesa acabaram por ser felizes na final do Euro 2016, depois de baterem a seleção gaulesa com um golo de Éder no prolongamento. Foi um momento particularmente especial para o craque português, que depois de tantas conquistas a nível individual e de clubes, logrou, finalmente, o primeiro título com a seleção portuguesa.

Éder e Ronaldo

27.º – Quarta Bola de Ouro

No dia 12 de dezembro de 2016, Ronaldo chegou à quarta Bola de Ouro da carreira, depois de no ano anterior ter terminado em segundo lugar atrás de Lionel Messi.

The Best: Ronaldo e Messi jogam 'monopólio' há uma década

The Best: Ronaldo e Messi jogam ‘monopólio’ há uma década

28.º – Bem-vindos ao aeroporto Cristiano Ronaldo

No dia 29 de março de 2017, o aeroporto da Madeira passou a ter o nome de Cristiano Ronaldo. Na altura, deu que falar o busto concebido para a reinauguração do local, acabando por ser substituído mais tarde.

29º – Ronaldo chega ao quinto troféu ‘The Best’

23 de outubro de 2017. Cristiano Ronaldo é novamente o vencedor do prémio da FIFA ‘The Best’ para o melhor futebolista. Este é o quinto troféu depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016. Para além de Ronaldo, eram candidatos ao prémio Lionel Messi e Neymar.

30.º – La ‘manita’ em Bolas de Ouro

No dia 7 de dezembro de 2017, o português chegou à quinta Bola de Ouro da carreira. Em plena Torre Eiffel, em Paris, o anúncio foi feito com Ronaldo já a segurar o prémio.

Ronaldo com as bolas de Ouro
Ronaldo com as bolas de Ouro

31.º – Pontapé de ‘bicicleta’ contra a Juventus

O golo com um ‘pontapé de bicicleta’, nos quartos de final da Liga dos Campeões, frente à Juventus (época 2017/18) correu mundo e foi mesmo considerado o melhor do ano no site da UEFA.

Pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo frente à Juventus
Pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo frente à Juventus

32.º – Apresentação na Juventus

Foi a 16 de julho de 2018 que o português foi apresentado como novo reforço dos campeões italianos. O avançado asssinou por quatro temporadas, com a Juventus a pagar 112 milhões de euros pelo passe do jogador.

33.º – Estreia a marcar pela Juventus

No dia 16 de setembro de 2018, Cristiano Ronaldo estreou-se a marcar em jogos oficiais pela Juventus, frente ao Sassuolo, depois de três jornadas ‘em branco’. E logo com um ‘bis’, frente ao Sassuolo. Antes, já tinha feito o gosto ao pé no particular com a equipa de sub-23.

34.º – Primeiro título em Itália

Primeira final, primeira vitória: Ronaldo marcou o golo que decidiu Supertaça de Itália para a Juventus frente ao AC Milan, numa final disputada na Arábia Saudita que deu o 27.º título ao português.

35.º – A Liga das Nações por Portugal

 Na estreia da prova, em casa, Portugal voltou a vencer um troféu internacional, três anos depois do Europeu de 2016. Cristiano Ronaldo esteve em destaque na meia-final, frente à Suiça, realizando o ‘hat-trick’ que colocou a equipa das quinas na final da competição, que acabou por vencer frente à Holanda.

Cristiano Ronaldo com o troféu

36.º – Regresso a uma casa onde foi feliz

No final da época 2020/2022 o craque português regressou ao Manchester United, à procura da felicidade que perdeu na Juventus. Na primeira época, foi o melhor marcador da equipa, com 24 golos em 38 jogos, e o terceiro melhor marcado da Premier League com 18 tentos.

37.º – Entrevista explosiva e adeus Manchester

Depois de um início de época atribulado, onde apenas começou a trabalhar com os colegas uma semana depois, Cristiano Ronaldo entrou em rota de colisão com o técnico Ten Hag. Depois de alguns episódios de indisciplina do português, CR7 deu uma entrevista explosiva ao jornalista Piers Morgan onde criticou o atual e os anteriores treinadores do United que trabalharam com ele nesta segunda passagem. Ronaldo criticou ainda alguns ex-colegas, a os atuais dirigentes do clube. Seria o seu fim já que na mesma semana, rescindiu contrato

38.º –  Rei nas arábias

Após um Mundial2022 no Qatar que não lhe correu de feição (um golo, discussão com Fernando Santos e perda da titularidade), Cristiano Ronaldo foi contratado pelo Al Nassr da Arábia Saudita, onde irá ganhar 500 milhões de euros em três anos e meio. Um contrato que o colocou no topo dos desportistas mais bem pagos do Mundo.

As imagens da apresentação de Cristiano Ronaldo no Al-Nassr
Cristiano Ronaldo foi recebido por um estádio com capacidade para 24 mil pessoas na capital da Arábia Saudita  créditos: @jorgeferrari

Fonte e crédito das imagens: Sapo Desporto / Portugal