Muito famosa pelo belo e maior jardim de praia em extensão do mundo, Santos oferece diversas opções de lazer, cultura e contato com a natureza, especialmente durante as férias de verão.
Pensando nisso, o Santos Portal preparou uma série especial de matérias com dicas de passeios para todas as idades.
Dando continuidade à região Central da Cidade, o ‘tour’ desta vez é pelo Valongo, bairro santista que é a ‘casa’ do Santuário Santo Antônio do Valongo, vizinho ao Museu Pelé.
O Valongo, do latim Vallis Longus (Vale Longo), é um dos bairros mais antigos de Santos e guarda relação direta com o surgimento do Porto, a chegada dos escravizados e os primeiros ciclos econômicos da Cidade.
A ocupação da região começou ainda no século 16, com Braz Cubas, e o bairro preserva até hoje ruas, casarões e espaços que mantêm viva a arquitetura e a atmosfera histórica de diferentes períodos.
Além de ser palco de eventos culturais e turísticos, o Valongo reúne alguns dos equipamentos mais emblemáticos do Centro Histórico, como o Museu Pelé e o Santuário Santo Antônio do Valongo, que juntos conectam esporte, fé e memória em um mesmo roteiro.
MUSEU PELÉ
Instalado em um prédio histórico inaugurado em 1867, junto com a primeira estação ferroviária do Estado de São Paulo, o Museu Pelé é um dos principais atrativos turísticos de Santos e peça-chave no processo de revitalização do Centro Histórico.
O edifício, projetado na Inglaterra, se tornou, em 2014, um espaço dedicado à trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, considerado o Atleta do Século 20.

Com 4.134 m², o museu reúne vasto acervo composto por documentos, camisas, chuteiras, bolas, troféus, condecorações, fotos, áudios, filmes e textos que narram a vida de Pelé, desde a infância humilde em Três Corações (MG), passando pelos primeiros passos no futebol em Bauru (SP), a chegada ao Santos Futebol Clube, a estreia na Seleção Brasileira e as conquistas que marcaram o futebol mundial.

Nos mezaninos, a exposição permanente ‘4 Copas e 1 Rei’ reconstrói a participação de Pelé nos Mundiais de 1958, 1962, 1966 e 1970, com objetos históricos e recursos multimídia.
O espaço também conta com a Sala do Rei, antigo escritório pessoal do atleta, loja de produtos esportivos e café. A entrada é gratuita, o local é acessível, pet friendly e indicado para visitantes de todas as idades, especialmente estudantes, pesquisadores e amantes do futebol.

O museu está localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, e fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30.
SANTUÁRIO SANTO ANTÔNIO DO VALONGO
Outro símbolo do bairro é o Santuário Santo Antônio do Valongo, integrante de um dos conjuntos arquitetônicos mais antigos do Brasil. A construção teve início em julho de 1640, no século 17, com o assentamento da pedra fundamental do Convento de Santo Antônio do Valongo.
O complexo foi ampliado em 1691 com a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco e, ao longo dos séculos, passou por diferentes fases até ser elevado à condição de Santuário, em 1989.

De estilo barroco, o conjunto chama a atenção pelos azulejos portugueses, painéis pintados nas paredes e pelo altar-mor, onde fica um raro trono rotativo.
O local também é cercado por relatos de um suposto milagre: segundo a tradição, a imagem de Santo Antônio teria se tornado tão pesada que impediu sua retirada durante uma tentativa de demolição, garantindo assim a preservação da construção. O complexo também conta com ampla exposição de presépios, com imagens feitas a partir de gesso, madeira e isopor.

A importância religiosa do Santuário está diretamente ligada ao aniversário do bairro, celebrado em 13 de junho, Dia de Santo Antônio, uma das datas mais populares do catolicismo brasileiro. Conhecido como o “santo casamenteiro”, santo Antônio é cercado de tradições, simpatias e grande devoção, atraindo fiéis e visitantes ao longo do ano.

O Santuário está localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, 13. As visitas monitoradas ocorrem de quarta a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 13h. O telefone para contato é 3219-1481.
ROTEIRO PARA TODOS
Do público infantil aos idosos, o Valongo proporciona passeios especiais para toda a família e, muitas vezes, surge como excelente opção de roteiro em meio às diversas alternativas de lazer que Santos oferece.
A visita ao bairro foi sugestão de Helena Yamasaki, 77 anos, interessada em conhecer os pontos turísticos da região. O passeio, porém, tinha uma condição especial: a companhia da neta Eloisa Fernandes, de dez anos:
“Estávamos querendo passar a tarde no shopping, mas pensei: ‘por que não fazer algo diferente e ir ao Centro?’. Foi uma ideia excelente. Estou admirada com a quantidade de lugares interessantes que existem por aqui, especialmente o Museu Pelé, porque gosto de futebol e o Santos é o meu time do coração”, contou a aposentada, com a afirmação complementada pela neta. “Gostei de tudo aqui”, resumiu Eloisa.

Já o casal de ilustradores Paulo Cavalcante, 27, e Maria Gabriela Gama, 28, de Bauru, aproveitou as férias na Cidade para conhecer o Centro Histórico e se encantou com a beleza do Santuário Santo Antônio do Valongo:
“Reservamos o dia para explorar a região e ficamos impressionados com a arquitetura e as artes espalhadas pelo bairro. Ainda temos muito para conhecer e fotografar, como o Museu do Café”, disse Paulo.

Fonte e rédito das imagens: Prefeitura Municipal de Santos
Texto: Caterina Montone