No outono, o Museu Romântico e o Centro Histórico do Porto acolhem dois ciclos musicais que atravessam épocas e estilos distintos: “Ecos do Romântico”, dedicado à música do século XIX, e “Pontes Ibéricas”, que realça a riqueza do órgão ibérico e o diálogo entre as tradições musicais de Portugal e Espanha.
Estes ciclos apresentam programas que revelam a profundidade expressiva e a diversidade cultural da música, proporcionando momentos de reflexão e descoberta num ambiente histórico que valoriza o património musical da cidade.
Ecos do Romântico: uma viagem pela expressão musical do século XIX
“Ecos do Romântico” convida o público a uma viagem sonora pela riqueza da expressão musical do século XIX. Organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro, este ciclo reúne quatro concertos, que exploram a paixão, a memória, a fantasia e a dança através de compositores clássicos e românticos.
No dia 4 de outubro, o ciclo inicia-se com “Amor e Vida de uma Mulher”, no qual a soprano Andreia Volta e Sousa e a pianista Luísa Caiano interpretam obras emblemáticas de Schumann, Grieg, Fauré e Poulenc.
A 11 de outubro, a pianista Claudia Pérès transporta os ouvintes para Viena, revisitando os clássicos de Haydn, Mozart e Beethoven em “Voyage à Vienne”. A 18 de outubro, o Witkowski Piano Duo apresenta uma seleção que vai da elegância vienense de Schubert ao ritmo dinâmico de Villa-Lobos, Mignone e da “Rhapsody in Blue” de Gershwin.
O ciclo encerra a 25 de outubro com Martim Pereira, que leva o público numa intensa jornada pela música de Schubert e Liszt, incluindo a dramática “Mephisto Waltz”.
A lotação é limitada a 60 participantes e os bilhetes para o ciclo “Ecos do Romântico” estão disponíveis na bilheteira online, bem como nos espaços físicos com bilheteira do Museu e das Bibliotecas do Porto.
Pontes Ibéricas: o órgão como voz da tradição peninsular
Paralelamente, continua o ciclo “Pontes Ibéricas: Um Álbum Musical em 4 Concertos”, que destaca o órgão ibérico como instrumento-chave nas tradições musicais da Península.
Acontece a 4 e 31 de outubro (na Igreja de São Lourenço e na Igreja de Santa Clara, respetivamente) e novembro na Sé do Porto. Igrejas históricas do Centro do Porto, onde os órgãos locais assumem um papel central na valorização da tradição musical peninsular.
Cada órgão, com o seu som particular, é fruto de séculos de história e reflete as diferentes influências culturais que moldaram a música ibérica. Na Igreja de São Lourenço, o órgão destaca-se pela sonoridade rica e dinâmica, própria dos instrumentos construídos entre os séculos XVI e XVIII.
Na Igreja de Santa Clara, o órgão oferece uma clareza e variedade de timbres que acompanham a música antiga que é interpretada nestes espaços. O órgão da Sé do Porto, com o seu som imponente, revela uma mistura harmoniosa das tradições musicais europeias adaptadas ao contexto local, enriquecendo a experiência sonora dos concertos.
Este ciclo explora as interações musicais entre Portugal e Espanha, valorizando o património sonoro do Centro Histórico do Porto, e apresenta a Península Ibérica como ponto de encontro musical na Europa barroca e renascentista, cuja influência se projetou também nas viagens ultramarinas.
A entrada para o ciclo “Pontes Ibéricas” é livre, sujeita à lotação dos espaços.
Mais informações na página do Museu do Porto.
Fonte: www.porto.pt
Crédito da imagem: Guilherme Costa Oliveira