Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cubatão pleiteia curso no programa ‘Escola Nacional de Turismo’

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, enviou ofício ao Ministério do Turismo pleiteando que seja instalada no município uma unidade da Escola Nacional do Turismo, que o Governo Federal pretende implantar nas 27 capitais do país.

Voltada à qualificação de profissionais para o setor, a proposta cubatense é a de instalar o curso no campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no Jardim Casqueiro, aproveitando sua infraestrutura e o potencial regional para o turismo de aventura, ecológico, de pesca e cultural.

A tentativa busca o protagonismo na área, que está em crescimento na cidade e que precisa ser amplamente explorado.

A ideia foi divulgada recentemente pelo Ministro da Pasta, Celso Sabino de Oliveira.

“Em conversa que tive com o ministro Sabino, eu falei para ele sobre a  intenção da Prefeitura de Cubatão em fazer parte desse programa, que inicialmente comtemplaria somente as capitais, mas que estamos prontos e preparados para receber esse curso de turismo também, o que seria um diferencial em comparação ao de turismólogo que existe atualmente no IFSP de Cubatão e em outras cidades”, explica Elias Silva, titular da Secretaria Municipal de Turismo.

Elias disse que o crescimento do potencial turístico de Cubatão justifica o pedido: “Isso significa novas oportunidades para a área do turismo e temos que tentar enquanto secretaria. São tratativas que estão sendo alinhadas com a Administração e o Instituto Federal (IFSP).

Agora, cabe ao Ministério avaliar”, frisou. Além dos cursos presenciais, o governo oferece capacitações on-line e gratuitas em áreas como atendimento, hotelaria, gestão e idiomas.

“Para isso, oferecemos os locais turísticos que temos em Cubatão, que não são poucos,  e que podem ser melhor explorados neste curso. O IFSP tem a estrutura; nós temos o os cenários a serem visitados. Inclusive, já estamos conversando para obtermos mais apoios no sentido de reforçarem o nosso pleito. Cubatão já é referência em sustentabilidade, Cidade Verde do Mundo, aderiu ao Carbono Zero”.

“O município merece, pois tem muita coisa boa para mostrar ao povo da região e de fora, elevando o turismo da cidade a outro patamar”, completou o secretário.

Fonte: Secom / Prefeitura Municipal de Cubatão
Crédito da imagem: Arquivo / PMC