Com recorde de público (180 mil pessoas), a quarta edição do Natal Criativo foi encerrada nesta segunda-feira à noite com um desfile lúdico que, mesmo sob forte chuva, encantou dezenas de santistas e turistas .
O evento, que está na quarta edição e já se tornou tradição no Centro Histórico no fim de ano, levou sua magia a santistas e turistas entre os dias 5 e 8, e de 12 até a segunda-feira, com atrações espalhadas pela Praça Mauá, Valongo, Casa da Frontaria Azulejada e o bulevar da Rua XV.
“Recebemos elogios de famílias que puderam trazer suas crianças para se divertirem, especialmente nos brinquedos acessíveis, e curtirem a programação em todos os dias do evento. Somos gratos por mais uma edição cumprida com sucesso, trazendo mensagens de união, paz e amor para todos os santistas e turistas que vieram visitar nossa Cidade”, agradeceu a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino.
CORTEJO
Na última noite, as atrações foram encerradas com o grandioso cortejo realizado pela Companhia Brasileira de Cultura (CBC) com direito a 13 alas, 120 componentes, entre eles sambistas, ginastas e acrobatas, anjos, soldadinhos, biscoitos, árvores de Natal, entre outros personagens natalinos.
ORQUESTRA
Para recepcionar o público- mesmo molhado pela chuva sem desanimar com a última noite de espetáculos- a orquestra CBC, dirigida pelo maestro Chanel Rigolon, embalou a noite com canções clássicas natalinas. Músicas como ‘O Natal Existe’ e ‘Então é Natal’ trouxeram brilho e emoção aos olhos de quem nunca perdeu o espírito natalino.
Silvana Garcia, 55, não conteve a alegria de curtir ao lado dos netos Matheus, 9, e Helena, 4. Fã de carteirinha da programação, a zeladora contou o que mais gostou nesta edição, enquanto esperava o momento do desfile natalino: “além da diversidade de ritmos nas apresentações musicais, estamos vendo muitos brinquedos divertidos que, mesmo com a chuva, meus dois netos insistiram para vir conferir. Eles amaram, e estamos super animados para ver a parada”.
O passeio ficou ainda mais especial quando os pequenos primos avistaram o bom velhinho em sua casinha e, pela segunda vez, na Parada de Natal. Ansiosos pelo duplo encontro, as crianças aproveitaram para reforçar o pedido de um par de chuteiras e uma nova mochila. “Gostei do cavalinho (carrossel), mas foi muito legal ver o Papai Noel”, falou Helena, que veio de São Paulo para curtir as festas de fim de ano com a avó.
Já Matheus fez questão de ressaltar que compareceu em quase todos os dias do Natal Criativo para curtir um pouco de cada atração. “Todos os dias eu falava ‘vó, quero brincar na montanha-russa’, e ela me levava. Hoje vim só para ver o desfile. Está muito legal e bem bonito aqui. Gostei de tudo.”
DESFILE LÚDICO
E o encanto dos pequenos não foi por menos: para as cinco alegorias, anjos abriram espaço para o primeiro carro, que representava o emocionante momento do nascimento do Menino Jesus, seguido pela imensidão das árvores de Natal e acrobacias de tirar o fôlego feitas por ginastas.
Então, diversos biscoitos surgiram, seguidos de uma casinha repleta de presentes e bengalas de açúcar, abrilhantada por luzes coloridas.
A terceira alegoria fez a alegria da criançada ao trazer toda a ambientação do Polo Norte. Neve caía do carro decorado por bonecos e pinheiros. Soldadinhos quebra-nozes dominaram a quarta ala e marchavam em direção ao público, acompanhados de duendes dançantes que envolviam os espectadores com o espírito natalino.
Ainda no carro, o Grinch fez sua aparição com sua personalidade ranzinza, mas amada pelo público.
Para encerrar o grandioso desfile de Natal, a tão esperada alegoria, composta por renas e ginastas, levou o Papai Noel em um trenó, causando euforia nas crianças. Com beijinhos e acenos, pessoas de todas as idades tentavam chamar a atenção do bom velhinho, enquanto brincavam com a frase “somos todos crianças”.
ATRAÇÃO INÉDITA
No sábado, a parada havia sido realizada pela primeira vez na Zona Noroeste, quando levou centenas de pessoas à Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. Ambas os desfiles foram realizados em parceria com as empresas Ageo e Brasil Terminal Portuário (BTP), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
MAIS ATRAÇÕES
A Praça Mauá também foi palco de atrações marcantes do evento, como a projeção mapeada na fachada do Paço Municipal. Usando a tecnologia de vídeo mapping, produzida pela Visualfarm, a projeção mostrava o Papai Noel sobrevoando pontos simbólicos da cidade.
Em um espetáculo de 10 minutos, o show foi dividido em três atos: o religioso, com a representação do nascimento de Jesus; a homenagem à Cidade; e o lúdico, com cores vibrantes iluminando o Palácio, seguido por adereços natalinos que encerraram o espetáculo de forma grandiosa.
Nesses dias de programação, o local também recebeu espetáculos cênicos dos grupos Hora de Brincar e Cria Criou, que trouxeram personagens clássicos da cultura natalina, como o Grinch.
Além disso, o público se encantou com apresentações de corais e músicas de vários estilos, como Rock e Forró, uma vila de Natal com a presença do Papai e da Mamãe Noel, playground com carrossel, roda gigante para crianças, caixa de presente instagramável e árvore gigante.
As atrações seguiram no Valongo com cortejo musical, passeios de bonde natalino e a animação do personagem Cara de Papel, além de música, exposição de arte e leitura de poesias no bulevar da Rua XV.
CASA DA FRONTARIA AZULEJADA
A Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92), uma das mais importantes obras arquitetônicas da cidade, foi o cenário do emocionante presépio vivo, que recriou o nascimento de Jesus e comoveu os passageiros do bonde, além de quem passava entre o Centro e o Valongo.
O momento sagrado foi encenado por artistas vestidos de bonecos, interpretando personagens como o Menino Jesus, Maria, José, os três reis magos Gaspar, Baltazar e Belchior, e um anjo. A música “Romaria”, interpretada por Elis Regina, intensificou a imersão no espetáculo, que se repetia a cada passagem do bonde decorado e animado por personagens natalinos, partindo da Estação do Valongo.
A encenação foi realizada pela Tescom Escola de Teatro, em parceria com a equipe Plataforma, com cenografia e bonecos de Mauriomar Cid e direção de Pedro Norato e Jair Moreira.
FEITO EM SANTOS E GASTRONOMIA
Na Praça Mauá, estandes com deliciosas opções de comidas doces e salgadas proporcionaram uma experiência completa de gastronomia e cultura local aos visitantes da Vila de Natal. Ao lado da praça, na Rua Cidade de Toledo, 31, a feira Mega Feito em Santos reuniu 160 empreendedores santistas que apresentaram e venderam seus produtos (40 barracas a cada dia de evento), com artigos que iam de moda a pinturas e artesanatos com temática natalina.
O Natal Criativo foi realizado pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, em parceria com diversas secretarias municipais e com o patrocínio da Ecovias e Grupo Peralta.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Raimundo Rosa / PMS