Pesquisar
Close this search box.

“O DN Brasil terá o foco na integração da comunidade imigrante”

A residência oficial do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, acolheu ontem o lançamento do novo projeto jornalístico do Diário de Notícias. O DN Brasil arranca na próxima segunda-feira com conteúdo escrito em português brasileiro. O evento reuniu autoridades dos dois países, além da direção do Global Media Group.

O embaixador disse ser um orgulho em receber o evento, “que mostra a excelente relação mantida entre a embaixada e os órgãos de comunicação social”, e destacou o pioneirismo do projeto. “O conteúdo vai ser norteado pelo objetivo de promover a integração de brasileiros e portugueses, a começar pela integração da equipa de jornalistas na redação do Diário de Notícias”, disse Carreiro.

Em dezembro, o DN, jornal mais antigo de Portugal continental, vai comemorar os 160 anos de existência, algo que foi destacado.

“É uma data particularmente importante para nós. Muito nos honra que estejamos a ter uma iniciativa de integração de comunidades no nosso país”, disse o diretor interino do DN, Bruno Contreiras Mateus, que também definiu alguns dos objetivos do projeto.

“O propósito é informar com a verdade e criar proximidade nas relações que podemos ter com esse povo, sendo a informação um pilar fundamental da integração e da democracia”, disse, destacando a opção de escrita dos conteúdos em português do Brasil como uma forma de valorização da língua portuguesa como um todo.

Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal,                                                                                                                                e Bruno Mateus, diretor-interino do DN
Gerardo Santos / Global Imagens

A editora-chefe do DN Brasil, Amanda Lima, conduziu um debate sobre imigração com a vice-presidente da Casa do Brasil de Lisboa, Ana Paula Costa, e o chefe da missão da Organização Internacional para as Migrações em Portugal, Vasco Malta.

Ambos destacaram os problemas que não só os brasileiros, mas toda a comunidade imigrante tem enfrentado, nomeadamente a dificuldade de acesso à habitação, demora na regularização de documentos e precariedade no mercado de trabalho.

Amanda Lima destacou que a criação do DN Brasil representa um momento histórico para o jornalismo português e para a sociedade em geral.

“A imigração não pode ser um assunto de extremos. No DN Brasil não será. Não vamos deixar o discurso sobre imigração na mão de quem nos divide. Em tempo de fake news, queremos informar. Em tempo de dúvidas, queremos dar certezas. Em tempo de divisão, queremos união”, disse Amanda Lima.

O DN Brasil é um projeto multiplataformas. O site será atualizado diariamente com as notícias mais relevantes do dia. Na primeira segunda-feira de cada mês, um suplemento robusto em papel será publicado com a edição do DN.

Nas restantes segundas-feiras, haverá uma secção identificada com o selo do projeto na edição impressa do jornal. Além disso, o digital também vai trazer uma newsletter e podcasts com atualidade e temas de interesse da comunidade.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Gerardo Santos / Global Imagens