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Óscares. ‘Oppenheimer’ é o mais nomeado; curta-metragem portuguesa fica de fora

O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, é o mais nomeado para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, numa edição em que a curta-metragem portuguesa de Ary Zara ficou de fora das nomeações.

Segundo a lista de candidatos à 96.ª edição dos Óscares divulgada esta terça-feira, o filme sobre o físico norte-americano J. Robert Oppenheimer, um dos criadores da bomba atómica, soma 13 nomeações, incluindo para Melhor Ator, para Cillian Murphy, Melhor Filme, Realização e Direção de Fotografia.

Além de Cillian Murphy, também Robert Downey Jr. e Emily Blunt estão indicados em papéis secundários.

O filme “Um caroço de abacate”, de Ary Zara, chegou a estar entre os finalistas, na categoria de Melhor Curta-Metragem, mas acabou por não chegar às nomeações finais.

“Barbie”, de Greta Gerwig, que se perfilava também como favorito aos Óscares, soma oito nomeações, nomeadamente para Ryan Gosling e America Ferrara na representação em papéis secundários, e com duas canções nomeadas, mas tanto a realizadora como a protagonista, Margot Robbie, ficaram de fora.

Com 11 nomeações surge “Pobres Criaturas”, do realizador grego Yorgos Lanthimos, e com dez nomeações “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, com este cineasta a estar nomeado pela décima vez para o Óscar de Melhor Realização.

De “Pobres Criaturas”, destaque para a nomeação de Emma Stone como Atriz Principal, e como coprodutora do filme, e para a inclusão do filme na categoria de Melhor Banda Sonora Original, composta por Jerskin Fendrix e que inclui um fado cantado pela portuguesa Carminho.

Sobre “Assassinos da Lua das Flores” há ainda a destacar que Lily Gladstone, protagonista do filme, é a primeira pessoa nativa norte-americana a estar nomeada para os Óscares, na categoria de Melhor Atriz Principal.

Para o Óscar de Melhor Realização há apenas uma mulher nomeada — a francesa Justine Triet pelo filme “Anatomia de uma queda” — a quem se juntam Martin Scorsese, Christopher Nolan, Yorgos Lanthimos e Jonathan Glazer (por “A zona de interesse”).

Para o Óscar de Melhor Filme surgem três obras realizadas por mulheres: “Anatomia de uma queda”, “Barbie” e “Vidas Passadas” (de Celine Song), contando ainda com “Os Excluídos”, “Assassinos da Lua das Flores”, “Maestro”, “Oppenheimer”, “American Fiction”, “Pobres Criaturas” e “A zona de interesse”.

Para Melhor Filme Internacional foram selecionados “A sociedade da neve”, de J.A. Bayona (Espanha), “A zona de interesse”, de Jonathan Glazer (Reino Unido), “A sala de professores”, de Ilker Çatak (Alemanha), “Eu Capitão”, de Matteo Garrone (Itália), e “Dias perfeitos”, do realizador alemão Wim Wenders, candidato pelo Japão.

Destaque ainda para a categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação, na qual figuram “O rapaz e a garça”, de Hayao Miyazaki, “Nimona”, de Nick Bruno e Troy Quane, “Elemental”, de Peter Sohn, “Robot Dreams”, de Pablo Berger, e “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, correalizado pelo português radicado nos Estados Unidos Joaquim dos Santos, com Kemp Powers e Justin K. Thompson.

O filme “20 days in Mariupol”, do jornalista Mstyslav Chernov, que relata o cerco a esta cidade ucraniana durante a invasão militar russa, está na categoria de Melhor Documentário, o que representa a primeira nomeação aos Óscares para a agência noticiosa Associated Press em 178 anos de história.

A 96.ª edição dos Óscares está marcada para 10 de março de 2024 em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

“Bobi Wine: The People’s President”

“The Eternal Memory”

“Four Daughters”

“To Kill a Tiger”

“20 Days in Mariupol”

“Bobi Wine: The People’s President”

“The Eternal Memory”

“Four Daughters”

“To Kill a Tiger”

“20 Days in Mariupol”

“Bobi Wine: The People’s President”

“The Eternal Memory”

“Four Daughters”

“To Kill a Tiger”

“20 Days in Mariupol”

Melhor Filme
“American Fiction”
“Anatomia de uma Queda”
“Barbie”
“Os Excluídos”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Maestro”
“Vidas Passadas”
“Pobres Criaturas”
“Oppenheimer”
“A Zona de Interesse”

Melhor Realizador
Justine Triet – “Anatomia de uma Queda”
Jonathan Glazer – “A Zona de Interesse”
Yorgos Lanthimos – “Pobres Criaturas”
Christopher Nolan – “Oppenheimer”
Martin Scorsese – “Assassinos da Lua das Flores”

Melhor Ator Principal
Bradley Cooper – “Maestro”
Colman Domingo – “Rustin”
Paul Giamatti – “Os Excluídos”
Cillian Murphy – “Oppenheimer”
Jeffrey Wright – “American Fiction”

Melhor Atriz Principal
Annette Bening – “Nyad”
Lily Gladstone – “Assassinos da Lua das Flores”
Sandra Hüller – “Anatomia de uma Queda”
Carey Mulligan – “Maestro”
Emma Stone – “Pobres Criaturas”

Melhor Ator Secundário
Sterling K. Brown, “American Fiction”
Robert DeNiro – “Assassinos da Lua das Flores”
Robert Downey Jr. – “Oppenheimer”
Ryan Gosling – “Barbie”
Mark Ruffalo – “Pobres Criaturas

Melhor Atriz Secundária
Emily Blunt – “Oppenheimer”
America Ferrara, “Barbie”
Da’Vine Joy Randolph – “Os Excluídos”
Danielle Brooks – “A Cor Púrpura”
Jodie Foster – “Nyad”

Melhor Filme Estrangeiro
“A Sociedade da Neve”, de J.A. Bayona (Espanha)
“A Sala de Professores”, de İlker Çatak (Alemanha)
“Eu, Capitão”, de Matteo Garrone (Itália)
“Dias Perfeitos”, de Wim Wenders (Japão)
“A Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer (Reino Unido)

Melhor Curta-Metragem
“O Depois”, de David Oyelowo
“Invincible”
“Knight of Fortune”
“Red, White and Blue”, de Nazrin Choudhury
“The Wonderful World of Henry Sugar”, de Wes Anderson

Melhor Curta-Metragem de Animação
“Letter to a Pig”
“Ninety-Five Senses”
“Our Uniform”
“Pachyderme”
“War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko”

Melhor Argumento Original
“Anatomia de uma Queda”
“The Holdovers”
“Maestro”
“May December”
“Past Lives”

Melhor Argumento Adaptado
“American Fiction”
“Barbie”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”
“Zona de Interesse”

Melhor Caracterização
“Golda”
“Maestro”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”
“A Sociedade da Neve”

Melhor Guarda-Roupa
“Barbie”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Napoleão”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”

Filme de Animação
“O Rapaz e a Garça”
“Elemental”
“Nimona”
“Homem-Aranha – Através do Aranhaverso”
“Robot Dreams”

Melhor Banda-Sonora Original
“American Fiction”
“Indiana Jones and the Dial of Destiny”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”

Melhor Canção Original
“The Fire Inside” de “Flamin’ Hot”
“I’m Just Ken” de “Barbie”
“It Never Went Away” de “American Symphony”
“Wahzhazhe (A Song for My People),” de “Assassinos da Lua das Flores”
“What Was I Made For?” de “Barbie”

Melhor Documentário

“Bobi Wine: The People’s President”
“The Eternal Memory”
“Four Daughters”
“To Kill a Tiger”
“20 Days in Mariupol”

Melhor Montagem
“Anatomia de uma Queda”
“Os Excluídos”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”

Melhor Fotografia
“El Conde”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Maestro”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”

Melhores Efeitos Visuais
“The Creator”
“Godzilla Minus One”
“Guardiões da Galáxia Vol. 3”
“Mission: Impossible — Dead Reckoning Part One”
“Napoleão”

Melhor Som
“The Creator”
“Maestro”
“Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One”
“Oppenheimer”
“A Zona de Interesse”

Design de Produção
“Barbie”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Napoleão”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”

Curta-Metragem Documental
“The ABCs of Book Banning”
“The Barber of Little Rock”
“Island In Between”
“The Last Repair Shop”
“Nǎi Nai & Wài Pó”

Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal